Polícia Militar de Santa Catarina celebra 190 anos de história em solenidade comemorativa no 14º Batalhão, em Jaraguá do Sul

07/05/2025 | Cb Buzzi | Compartilhe:

A Polícia Militar de Santa Catarina celebrou, no dia 5 de maio, seus 190 anos de existência. Como parte das comemorações, uma solenidade foi realizada na terça-feira, 6 de maio, no 14º Batalhão da Polícia Militar, em Jaraguá do Sul. O evento foi repleto de homenagens e reconhecimentos àqueles que contribuem para o fortalecimento da segurança pública no estado. A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade catarinense, com o objetivo de enaltecer a trajetória da instituição e valorizar os profissionais e parceiros que colaboram com sua missão.

Fundada em 5 de maio de 1835, a Polícia Militar de Santa Catarina construiu, ao longo de quase dois séculos, uma história de bravura, profissionalismo e dedicação à proteção da sociedade. Ao completar 190 anos, a instituição reafirma seu compromisso inabalável de servir e proteger, mesmo diante dos maiores riscos, honrando diariamente o juramento que move seus integrantes. A data também possui um simbolismo especial por remeter ao número 190 — um chamado de confiança para a população em momentos de urgência e perigo.

Durante a solenidade no 14º Batalhão, foram entregues diplomas e a moeda “Louvor Nossa Gratidão” a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram por suas contribuições significativas à unidade. Receberam essa honraria a Multiplier Educação, representada pelo CEO Xico Pirmam; a Kuchenbecker Joalheiros, representada pelo fundador Silvino Kuchenbecker; e o repórter Willian Henrique Fritzke.

Em reconhecimento à parceria com a corporação, foi concedido o título de “Amigo do Batalhão” ao senhor Anderson Cleyton Krüger e ao senhor Rodrigo Poffo.

O título honorífico de “Amigo da Polícia Militar” foi entregue ao deputado estadual Dr. Vicente Augusto Caropreso e ao senhor Ivo Kretzer, da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, homenageando civis e integrantes de outras corporações que contribuíram com o desenvolvimento da PMSC.

A cerimônia também foi marcada pela entrega do Brasão de Mérito Pessoal a policiais militares com desempenho profissional de destaque, incentivando a excelência na tropa. Foram homenageados, em diferentes categorias, o Subtenente Evandro Luis Beil, o 1º Sargento Osvaldo de Jesus Morvan, o Subtenente Dirceu Alves Ribeiro, o 2º Sargento Reinaldo Alecsandro Gomes de Andrade, o 3º Sargento Márcio Pires da Cunha, o 3º Sargento Juliano Andrade da Rosa, o Cabo Anderson de Miranda, o 3º Sargento Tiago Eloi Baldin Cadore, o Cabo Daniel Correia Ferreira, o Cabo Rossini Gonçalves de Melo, o Cabo Silvio Schroeder Junior, o Cabo Thiago Pereira dos Santos, o Soldado Diego Levino Conceição, o Soldado Luiz Augusto Cardoso, o Soldado Danilo Gustavo Hartmann Iba e o Soldado Vagnei Dalmarco Schimanko Junior.

Também foram entregues medalhas de Mérito por Tempo de Serviço, concedidas a policiais com 10 ou 20 anos de bons serviços prestados, sem punições ou condenações. Na categoria prata (20 anos), foram homenageados o Subtenente Rodrigo Carlito Campos, o 3º Sargento Tiago Mikael Garcia, a 3º Sargento Luciana Berlinck Marcelino Napoleão e o 3º Sargento Márcio Stechechen. Na categoria bronze (10 anos), receberam a honraria o 1º Tenente Guilherme Henrique de Carvalho Nunes, o 3º Sargento Thiago Luiz Pavanelli Nascimento, o Cabo Gesoaldo Bueno dos Santos, o Cabo Maicon Adilson Texeira, o Cabo Michel Olívio Tesser Buzolin e o Cabo Wilian Lopes da Silva.

A Medalha do Mérito Policial-Militar Coronel Lopes Vieira — destinada a quem se destacou por feitos excepcionais em prol da corporação — também foi entregue. Foram agraciados o Major Jean Carlo Denk, o Major Gustavo Filipe de Oliveira Córdova, o Subtenente RR Abel Seroiska e o Subtenente Rodrigo Carlito Campos.

Outro momento de destaque foi o ato de promoção de praças e oficiais, representando um marco importante na carreira dos homenageados e na história da corporação. Nesta ocasião, 26 praças e 42 oficiais foram promovidos em todo o estado. Entre eles, o 3º Sargento Clodoaldo Gonçalves Padilha foi promovido a 2º Sargento, e o Major Fernando Luiz Lopes foi promovido, por merecimento, ao posto de Tenente-Coronel.

A solenidade foi encerrada com a leitura do boletim alusivo à data, pronunciamentos das autoridades presentes e um desfile militar em continência ao comandante do 14º Batalhão. A cerimônia simbolizou o respeito e a valorização de uma das instituições mais respeitadas do estado. Com 190 anos de história, a Polícia Militar de Santa Catarina segue como um pilar essencial na construção de uma sociedade mais segura, justa e cidadã.

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

10.714

Ligações recebidas

Operacional

2.226

Ocorrências atendidas

Perturbação

533

Denúncias

Posse de drogas

87

Ocorrências

Acidentes

210

Ocorrências

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão