O comandante da 12ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Amarildo de Assis Alves, e o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, participaram na terça-feira, 23, da Sessão Solene em homenagem à colonização de Jaraguá do Sul, na Câmara de Vereadores.
A sessão faz parte do calendário de eventos alusivos ao aniversário do município e teve a participação de diversas autoridades. Neste ano foram homenageadas as entidades étnicas que mantém vivas as tradições das cinco etnias que colonizaram Jaraguá do Sul: afrodescendentes, italianos, alemães, húngaros e poloneses. Uma forma de reconhecimento ao trabalho dos grupos para a manutenção da história e da cultura destes povos.
Em seu discurso, o presidente do Legislativo Municipal, Marcelindo Carlos Gruner, ressaltou a necessidade de preservação da história. “Temos como dever, preservar estas diferentes culturas. Passar esses valores de geração em geração. Isso é patrimônio histórico. É olhar para o futuro sem esquecer do passado”, frisou ele.
Falando em nome dos homenageados, Heliomar Schwambach, presidente do Centro de Cultura Neue Heimat – a entidade mais antiga criada no município –, frisou os desafios dos colonizadores ao chegarem em Jaraguá do Sul e os avanços conquistados ao longo do tempo. Ao mencionar o trabalho das entidades étnicas, chamou todos os presidentes para estarem ao seu lado no plenário. “Essa noite é muito importante, pois nos permite colocar o que sentimos e porque nós trabalhamos para a manutenção da cultura”.
Fonte: Câmara de Vereadores
Tags: * Jaraguá do Sul12º CRPMComandoSolenidade Retornar para Home