Em data festiva o 14º Batalhão incorpora o seu estandarte

07/05/2019 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Durante a solenidade em comemoração aos 184 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), realizada na manhã da última sexta-feira (3), na sede do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul, ocorreu a incorporação do estandarte da unidade.

O subtenente RR Afonso Paulo Baade, que comandou a PM em Jaraguá do Sul de 1981 a 1989, conduziu e entregou o estandarte à frente do palanque de autoridades ao subtenente Adilson Adriano Carvalho Pacheco, praça mais antigo do batalhão, que fez a incorporação junto à guarda-bandeira.

Para o subtenente Adriano, foi um momento de grande orgulho e satisfação em poder representar os praças em um momento tão significativo para a história da unidade.

Destaque-se que um dos grandes incentivadores da incorporação do estandarte foi o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, que percebeu a ausência deste importante símbolo nas solenidades realizadas, e prontamente arquitetou os meios necessários para tornar realidade a presença do estandarte na solenidade em que marcou os 184 anos da PMSC.

Após a cerimônia, o estandarte passou a ter lugar de destaque junto às bandeiras nacional e estadual no relicário que está junto à sala do comando, e passará a estar presente em todas as solenidades com tropa formada.

A origem dos estandartes

Em sua origem, os estandartes eram um tipo de bandeira finamente bordados, inclusive com fios de ouro, e que não tinham em sua finalidade o hasteamento, mas sim eram conduzidos pelas tropas e serviam de guias.

No âmbito da PMSC foi aprovado pelo decreto nº 28.441, de 14 de fevereiro de 1986 o regulamento que institui as cores heráldicas, brasões de armas, insígnias de comando e estandartes.

Regulamento este, criado com a finalidade de estimular o desenvolvimento do espírito de corpo, bem como de reforçar a identidade das organizações policiais militares e realçar a precedência hierárquica entre os policiais militares.

Estandarte e a simbologia dos elementos

Como previsto em legislação, o vermelho e o verde são as cores heráldicas da PMSC.

O verde, sendo a cor representativa da esperança, da fé, do respeito e da amizade. Simboliza, além disso, a sinceridade, atributo que deve caracterizar os responsáveis pela manutenção da ordem pública.

O vermelho, representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do estado. Aqueles que o levam em suas armas, devem ter a justiça e a imparcialidade como normas de procedimento. É a cor dos guerreiros e simboliza, ainda, a intrepidez, a fortaleza, o valor e a vitória. Por representar a coragem, impõe à corporação a responsabilidade de proteção à comunidade em que está inserida.

Assim, o estandarte é composto por três campos iguais divididos verticalmente. O primeiro campo da cor verde; o segundo de branco e o terceiro de vermelho. Sobre o centro do campo de branco será aplicado o brasão de armas da unidade policial-militar.

O brasão de armas será o escudo português ou arredondado, com elementos internos também dotados de grande simbologia, como as duas pistolas cruzadas, em metal ouro, símbolo universal de polícia, e encruzadas uma chave, que referencia ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem, e uma âncora, significando que o estado é marítimo.

A cor verde também ocupa um precioso campo no brasão de armas, representando a esperança, o respeito, a cortesia e terá no centro o símbolo que identifica a organização policial-militar. Encimando o escudo, uma estrela de cinco pontas, a qual simboliza as forças republicanas que nos regem. Sob o escudo um listel de pontas partidas de vermelho, com a inscrição que identifica a unidade.

leia mais: Solenidade de 184 anos da PMSC

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

10.714

Ligações recebidas

Operacional

2.226

Ocorrências atendidas

Perturbação

533

Denúncias

Posse de drogas

87

Ocorrências

Acidentes

210

Ocorrências

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão