Com as restrições de funcionamento de vários estabelecimentos devido à quarentena, muitas pessoas têm ligado para o 190 para efetuar denúncia de que determinado local está aberto e fazendo atendimento.
Os policiais militares da Central Regional de Emergências (CRE) geram a ocorrência e enviam viaturas para os locais, que em muitos casos não encontram irregularidade.
O fato é que muitas pessoas não chegam a confirmar a irregularidade antes de ligar para o 190. Por exemplo, alguém liga para o 190 e informa que alguém disse que determinado local estava aberto. Ou seja, a pessoa não viu e nem confirmou o fato.
Na tarde desta terça-feira, 7, houve um caso que se destacou dos demais. Um homem ligou três vezes no intervalo de 5 minutos. Em cada ligação ele denunciou um local diferente. Detalhe, os referidos locais ficam distantes um do outro. Veja, um na rua Horárcio Rubini, bairro Barra do Rio Cerro, outro na rodovia prefeito Engelbert Oechsler, no bairro Vila Lenzi, e o último na avenida prefeito Waldemar Grubba, bairro Vieira, todos em Jaraguá do Sul.
Destaque-se que foram atendidas três chamadas no 190, foram geradas três ocorrências, e o policial que foi verificar as denúncias não encontrou nenhuma irregularidade nos estabelecimentos.
Frise-se que em muitos momentos há grande volume de ocorrências geradas pelo 190, e os policiais filtram por prioridade, despachando as viaturas para os fatos de maior emergência, de acordo com uma série de detalhes.
Assim, uma viatura que poderia estar atendendo de fato uma ocorrência ou ainda patrulhando preventivamente em vários pontos estratégicos, vai em locais que na realidade não havia necessidade, pois a denúncia foi infundada.
Orientamos
Dessa forma, orienta-se para que se a pessoa for fazer uma denúncia, certifique-se se realmente a irregularidade está acontecendo.
Ainda, a pessoa pode utilizar o aplicativo PMSC Cidadão, que após baixado gratuitamente no celular, é possível fazer a denúncia e ainda tirar uma fotografia do fato. Isso contribui bastante para constatar a veracidade da ocorrência.
Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão“Seja consciente e colabore com o trabalho da Polícia Militar!”
Tags: * Jaraguá do Sul Retornar para Home