14º Batalhão faz evento em comemoração ao Dia de Tiradentes

22/04/2022 | Compartilhe:

21 de abril, Dia de Tiradentes.

Em comemoração ao dia do patrono cívico da nação e das polícias militares e civis, o 14° Batalhão de Polícia Militar realizou formatura para lembrar e enaltecer a história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, símbolo de luta e dos ideais patriotas.

Um dos atos foi a leitura do Boletim Especial do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina:

BOLETIM ESPECIAL DO COMANDO-GERAL

Quartel do Comando-Geral em Florianópolis, 21 de abril de 2022.

No dia em que se homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, a Polícia Militar de Santa Catarina realiza a formatura militar em honra àquele que exerceu a liderança que lhe era natural em busca da emancipação e independência das capitanias brasileiras com relação à Coroa Portuguesa.

Sua capacidade em liderar, aliada à profissão liberal que exercia, a de dentista, e ao posto militar de Alferes fizeram de Tiradentes um personagem conhecido entre seus contemporâneos.

Sua inspiração pelos ideais iluministas o colocou em posição de destaque entre os demais membros da elite mineradora, descontentes com a exploração portuguesa, os quais conspiraram com o objetivo de proclamar o republicanismo na Capitania das Minas Gerais. Assim, tomou corpo a Inconfidência Mineira, movimento conspirado, mas que não se concretizou em razão da ação da Coroa, que rapidamente julgou os envolvidos, punindo com a forca o Alferes Tiradentes.

Anos após sua morte, tão logo foi proclamada a República no Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, foi considerado um herói nacional, pela seu franco posicionamento republicano e defesa dos ideais brasileiros.

Para os agentes da Segurança Pública Tiradentes é um símbolo de luta e dos ideais patriotas. O “Mártir da Independência”, Alferes Tiradentes, com seu exemplo de firmeza, liderança, perseverança e coragem, inspira cada policial militar a manter-se forte em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Polícia Militar de Santa Catarina orgulha-se em poder homenagear tamanha personalidade nacional, o patrono cívico da nação e das polícias militares e civis: Alferes Tiradentes.

MARCELO PONTES
Coronel PM Comandante-Geral

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão