Com a SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA decretada pelo governador do Estado de Santa Catarina, muitas pessoas acabam ficando angustiadas e tomam decisões excessivas. As idas aos supermercado é uma delas.
Saiba como está o movimento em Jaraguá do Sul e região nesta quarta-feira, 18, e receba algumas informações de como agir nesses ambientes:
Movimento nos supermercados
Desde a manhã de hoje, viaturas da Polícia Militar estão efetuando rondas nas proximidades de supermercados de toda a região, acompanhando o movimento e repassando orientações.
Até o momento não houve nenhuma ocorrência, e o movimento, no geral, está dentro da normalidade.
Para que esse clima de prevenção e atenção continuem, damos algumas orientações importantes:
Conduta nos supermercados
O grande objetivo do decreto é a prevenção e atuação nos casos confirmados. Assim, ir ao supermercado pode se tornar também algo sensível, pois em alguns momentos do dia haverá várias pessoas reunidas em filas e nas prateleiras.
Então, adote um comportamento preventivo:
- não cumprimente conhecidos com abraços ou apertos de mão;
- mantenha distância de 1,5 a 2 metros de outras pessoas;
- se houver controle de entrada (seria o ideal) e houver filas, também mantenha a distância de segurança elencada acima;
- compre o necessário, evitando levar produtos em excesso, pois outras famílias também irão precisar;
- evite polêmicas enquanto aguarda nas filas, o momento é de sobriedade, e qualquer “frase” que tenha cunho partidário ou político pode elevar os ânimos;
- se for ao supermercado, evite levar crianças e ou idosos. Vá preferencialmente sozinho;
- permaneça o menor tempo possível dentro do local, ou seja, já leve uma lista com o que precisa comprar e não fique rodando olhando as prateleiras para lembrar do que falta em casa;
- adote os procedimentos de higiene amplamente divulgados pela mídia.
Leia mais sobre a Operação Coronavírus: Operação coronavírus inicia em Jaraguá do Sul e região
Presentes e Protegendo
Em momentos de crise, continuamos nas ruas, mais do que nunca, presentes e protegendo. Mas se você pode ficar em casa, fique, evite o contágio e proteja a sua família. Somente com a prevenção e consciência de todos iremos passar por mais esse imenso desafio.