A solenidade de hoje 19 de novembro tem como finalidade o culto à bandeira do Brasil, data em que se comemora o aniversário de adoção da Bandeira Nacional como símbolo máximo da Nação Brasileira.
A atual Bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889. O desenho é do pintor Décio Villares e o projeto, de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, todos positivistas.
O dia da bandeira do Brasil foi criado para marcar o fim do império e o início da república no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a proclamação da república, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889.
A Bandeira do Brasil faz parte do nosso conjunto de símbolos nacionais – manifestações gráficas e musicais, de importância histórica, que representam a identidade do país – sendo o hino, as armas e o selo nacional nossos demais símbolos.
É composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, em letras maiúsculas verdes. Ordem e progresso.
Por mais de um século, as cores que representavam nosso país eram o branco e o vermelho. Isso porque, até 1645, o Brasil utilizava os mesmos símbolos nacionais que nossa metrópole, Portugal, sendo comum encontrar nas bandeiras anteriores brasões, coroas e escudos que representavam a família real portuguesa.
O par de cores tão famoso que atualmente identifica o Brasil no mundo inteiro, o verde e o amarelo, só passou a ser usado após a proclamação da independência do Brasil, em 1822. No âmbito histórico, as bandeiras nacionais refletem a evolução política e histórica do Brasil, evidenciando as conquistas político-administrativas e as vitórias que tivemos, por exemplo, sobre o colonizador europeu, Portugal, até a nossa independência.
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do SulHomenagemSolenidade Retornar para Home