Dois policiais militares do 14º Batalhão, em Jaraguá do Sul, salvaram a vida de um homem que se afogava no rio Itapocu.
O fato ocorreu às 15h52min de domingo (4), momento em que a Central Regional de Emergências recebeu uma chamada de emergência que dava conta de que um homem se debatia dentro do rio, 100 metros após a ponte do bairro Nereu Ramos, próximo da rua Alfredo Emilio Benkendorf.
Policiais foram ao local e constataram que havia uma pessoa no meio do rio, em área de forte correnteza, e que ela já estava se afogando.
Os dois policiais não pensaram duas vezes, e prontamente entraram no rio para salvar o cidadão, independentemente do quão gélida estava a água.
Ao chegarem próximo do homem, perceberam que ele já estava inconsciente. Os policiais seguraram e puxaram o homem para fora do rio, Já na margem, realizaram os procedimentos de reanimação.
Após fazer com que ele expelisse a água que havia tomado e voltasse a respirar, retiraram a camiseta molhada do homem, envolveram-no em um casaco e o abraçaram para aquecer, pois apresentava sinais de hipotermia, como tremores, espasmos e confusão mental.
O Corpo de Bombeiros Voluntários chegou ao local e deu prosseguimento no atendimento, conduzindo a vítima de 45 anos para o hospital. Ele não conseguiu relatar o que teria ocorrido, pois estava bastante desorientado.
Os policiais posteriormente também foram ao hospital, pois apresentaram dor de cabeça, enjoo e sintomas de hipotermia.
Gratidão
Em reconhecimento ao ato heroico, os dois policiais serão recepcionados na sala do comandante do 14º Batalhão, às 17h30min, desta segunda-feira (5), para homenagem.
“[…] mesmo com o risco da própria vida” – juramento policial-militar.
Somos 14º Batalhão
Protegemos o presente, com olhar no futuro.
Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão
Tags: * Jaraguá do Sul Retornar para Home