Jaraguá do Sul tem seu primeiro espartano

05/11/2018 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Em terra paranaense, policial militar do 14º Batalhão conclui com êxito o Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC).

Popularmente conhecido como “curso de choque”, o CCDC foi realizado pela Polícia Militar do Estado do Paraná, de 24 de setembro a 1º de novembro, com 350 horas/aula de disciplinas teóricas e práticas. O curso foi iniciado com 39 alunos, sendo que se formaram 27.

O soldado Maicon Adilson Teixeira, único policial catarinense do grupo, atua no Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o curso foi focado na aplicação de equipamentos, armamentos e munições menos letais, capacitando os alunos a atuarem nas diversas áreas de distúrbios civis.

Dentre as disciplinas ministradas, destacam-se: doutrina de distúrbios civis; emprego de equipamentos não letais; uso de máscaras contra gases; choque ligeiro; e atuação em ambiente prisional.

Maicon enfatiza que o curso foi altamente técnico, com 20 provas no total e vários índices a serem atingidos; tanto que faltando três dias para o término do curso foi desligado um aluno por não atingir um dos índices.

Sobre a sua experiência, Maicon destaca:

“Fui muito bem recebido pelos irmãos de farda do Paraná, e a oportunidade de trocar conhecimentos foi única, pois havia policiais de diversas áreas de atuação, inclusive com um aluno que já possuía o Curso de Operações Especiais, outros que já atuavam no Choque e outros da Rotam. A experiência foi a melhor possível!”

 

Por que espartano?

Quem assistiu ao filme 300, lançando em 2006, pôde verificar todo o rigor e disciplina a que eram submetidos os guerreiros espartanos que, no filme, foram de encontro ao exército persa.

Com extrema habilidade com seus escudos e espadas, além da força e determinação, os espartanos conseguiram o inimaginável: barrar, por algum tempo, o imenso poder persa.  

Em analogia, os voluntários do CDCC são submetidos a intenso treinamento físico e psicológico, além de certos rituais durante o curso que fazem referência aos espartanos. Aqueles que chegam ao final do curso recebem, para ostentar em seu peito, um brevê estampado com o elmo dos guerreiros de uma das principais forças da Grécia Antiga.

 

A palavra do comandante

Para o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Gildo Martins de Andrade Filho, a conclusão do CDCC, pelo soldado Maicon, é mais um exemplo de que os policiais do 14º Batalhão buscam efetivamente se destacarem, buscando capacitação inclusive nos estados vizinhos, que gentilmente destinam vagas para policiais de outras unidades da federação. “A qualidade da segurança pública depende do esforço de todos nós, e os policiais do 14º Batalhão fazem a sua parte”, destacou Andrade.

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão