Cavaleiros de Aço desembarcam em Jaraguá do Sul

05/11/2018 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Policiais militares do 14º Batalhão concluem o Citam – Curso de Intervenção Tática com Motocicletas e conquistam o brevê de “Cavaleiros de Aço”.

Após 39 dias e 313 horas/aula de intenso aprendizado, os policiais militares 1º tenente Anderson Andrey da Silva, cabo Ronaldo Galdino Nasario e soldado Rafael de Jesus Miranda, retornam para Jaraguá do Sul e trazem na bagagem muito conhecimento e experiência de pilotagem.

Dos 38 que iniciaram o curso, formaram-se 30, dentre eles um policial da Argentina e um policial rodoviário federal lotado no estado do Pará, sendo os demais lotados na Polícia Militar de Santa Catarina.

  • sd Miranda (esq.), cb Galdino, ten Andrey

O curso

O Citam foi realizado no Grupamento de Polícia de Choque da Polícia Militar, em Florianópolis, de 24 de setembro a 1º de novembro; mas os discentes também atuaram no policiamento em áreas de grande criminalidade na capital catarinense, além de efetuarem estágio na Oktoberfest, em Blumenau.

Segundo o 1º tenente Andrey, a 1ª edição do Citam habilitou policiais militares na doutrina de motopatrulhamento tático, onde se faz necessário o domínio de técnicas e habilidades em pilotagem de alto risco, assim como o domínio de técnicas e táticas policiais para aturar em ocorrências de alto risco em situações adversas.

O curso possibilitou conhecimento em: patrulha urbana, noções de combate em ambiente fechado, choque ligeiro, pilotagem de alto risco, doutrina de motopatrulhamento, dentre outros temas.

Conquista

Concluir um curso deste nível é marcante para qualquer policial, mas para alguns reveste-se de singular brilho, como é o caso do cabo Galdino, que atualmente trabalha na Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam), em Jaraguá do Sul.

Galdino, além de ter sido o policial de maior idade entre os discentes, também foi o policial que possuía o maior tempo de serviço, totalizando 16 anos ininterruptos somente no policiamento com motocicleta.

“Minha motivação sempre é buscar aperfeiçoamento na atividade de motopatrulhamento tático e, principalmente, adquirir conhecimento para poder multiplicar com os meus colegas de trabalho” – Cabo Galdino

 

Palavra do comandante

Para o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Gildo Martins de Andrade Filho, os policiais da unidade possuem esse diferencial, pois buscam sempre o aprimoramento técnico para melhor servir à comunidade jaraguaense. “Todos estão de parabéns e são dignos de elogios”, concluiu Andrade.

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

10.714

Ligações recebidas

Operacional

2.226

Ocorrências atendidas

Perturbação

533

Denúncias

Posse de drogas

87

Ocorrências

Acidentes

210

Ocorrências

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão