Volta às aulas chegando e as escolas de Jaraguá do Sul e região já estão preparadas para receber toda essa criançada esperta. Com o intuito de alertar e proteger principalmente as crianças menores, o 14º Batalhão sempre prezando pela segurança, orienta para que os pais ou responsáveis cuidem principalmente no deslocamento de casa até a escola.
Somente para relembrá-los citamos algumas dicas, como por exemplo:
- Cuidados ao atravessar a rua: no período de volta às aulas e no decorrer do ano letivo, aumentam significativamente o número de carros e pessoas nas ruas da cidade, onde a atenção tanto de pedestres quanto de motoristas devem ser redobrada a fim de evitar acidentes, principalmente em horários de pico, que corresponde ao horário de início e término de período das aulas de segunda a sexta-feira.
- Cuidados na faixa de pedestre: sempre é válido recapitular, que os cuidados ao atravessar na faixa de pedestres são essenciais para a segurança de todos, principalmente de pedestres que são os mais vulneráveis no caso de acidentes. Clique aqui e saiba mais…
- Menores sozinhos para a escola: apesar da segurança que temos nas cidades protegidas pelo 14º Batalhão (Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba), certos cuidados são extremamente necessários e indispensáveis. Uma criança somente pode ir à escola sozinha, após o momento em que os pais percebem que ela demonstre sinais de maturidade, isto é, a partir do momento em que a criança saiba o endereço aonde reside, o número do telefone dos pais e principalmente, quando sabe agir mediante possível abordagem de um estranho na rua. Em tese, a partir dos 12 anos de idade, os adolescentes podem ser preparados para irem sozinhos à escola, pois a partir deste preparo em casa e na escola, eles conhecem suas obrigações e assimilam as regras de segurança em geral.
- Alerta: cuidados com o transporte escolar particular: pela praticidade, muitos pais de alunos, sejam eles crianças ou adolescentes, contratam transporte particular para conduzir seus filhos até a escola, contudo, é importantíssimo e imprescindível saber quem é o responsável por tal transporte, levando em conta o que vamos discriminar abaixo a ser exigido da empresa ou do motorista, antes de contratá-lo.
- Alvará de licença junto à prefeitura;
- Certificado de curso de Transporte de Passageiros e/ou Escolar;
- Documento do veículo;
- Seguro APP;
- Carteira de condutor (categoria D ou E);
- Laudo de inspeção do Inmetro;
- Autorização do Detran.
OBS. É importante conferir se o selo de vistoria está dentro do prazo de validade.
Veja no link abaixo, mais alguns cuidados ao transportar crianças em carros particulares até a escola.
Aos motoristas em geral, cabe atenção ao transitar pelas ruas, principalmente próximas as escolas e em horários de início e término das aulas, respeitando as regras em relação à velocidade permitida que é de 40 km/h.
Boas Aulas.
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Corupá* Guaramirim* Jaraguá do Sul* Massaranduba* SchroederComunidade Retornar para Home