Sensores de Inteligência

23/11/2013 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Comandante do 14º BPM participa de reunião na CDL

Na manhã da última sexta-feira (23), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou do café da manhã com a diretoria e associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL), no Centro Empresarial.

Durante o encontro, o coronel Gonçalves destacou que uma equipe de agentes do 14º BPM, apoiada pela rede de câmeras de monitoramento e por um canal direto de comunicação, formará a base do Observatório de Inteligência. “Tanto a Polícia Militar quanto a Civil já realizam um trabalho de inteligência, sendo que o objetivo do Observatório é investir na prevenção e se aproximar da comunidade, criando uma nova ferramenta para fortalecer a Segurança Pública. Nossa intenção é de poder contar no dia a dia com a participação do cidadão, repassando informações úteis sobre fatos e situações relevantes para produção de conhecimento que nos ajudarão na tomada de decisões eficazes, eficientes e efetivas, com antecipação e agilidade na prevenção e no combate à criminalidade”, explanou Gonçalves.

Na oportunidade foram abordadas questões pontuais da área da Segurança Pública no município, com ênfase em fraudes e furtos no comércio. O diretor da CDL, Fábio Cristiano Stein, explicou que estabelecimentos que comercializam pequenos objetos, como as tradicionais lojas de armarinhos, mercearias e supermercados, sofrem com seguidos assaltos realizados com rapidez e de modo frequente. “A polícia tem dado respostas positivas, porém, se não é feito mais nada, se deve ao reflexo das questões estruturais”, explicou Fábio.

Quando questionado sobre a estrutura da PM na região, o coronel Gonçalves confirmou que o 14º BPM receberá mais 60 soldados para formação, a partir do mês de setembro, e 40 novas viaturas. “A nova equipe do Observatório vai trabalhar com prospecção, metodologia de produção de conhecimento e construção de cenários. O policiamento ostensivo continuará. Continuaremos fortalecendo as relações interinstitucionais, cooperando e colaborando, com a Polícia Civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário”, afirmou Gonçalves.

Segundo o comandante Gonçalves, o Observatório de Inteligência estará funcionando plenamente em breve, sendo mais uma inovação no combate ao crime. “Vamos integrar ao Observatório de Inteligência o nosso novo projeto, Sensores de Inteligência, onde a arquitetura do projeto é representada por uma rede composta pelas informações das pessoas e nossa visão por meio das lentes das câmeras de monitoramento do setor público e privado de Jaraguá do Sul e região, integradas a uma central de operações, a partir da análise de inteligência de todas as informações, inclusive de câmeras particulares que possam ser enviadas pelos cidadãos que eventualmente perceberem algo anormal. Também será colocada à disposição da comunidade uma linha exclusiva de 0800”, finalizou Gonçalves.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

10.714

Ligações recebidas

Operacional

2.226

Ocorrências atendidas

Perturbação

533

Denúncias

Posse de drogas

87

Ocorrências

Acidentes

210

Ocorrências

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão