Reconhecimentos e Homenagens

30/09/2013 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

14º BPM faz solenidade em comemoração aos 2 anos de Comando 

Na tarde da última quarta-feira (9), o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou na Sociedade Cultura Artística (Scar) solenidade em comemoração aos dois Anos de Comando, aula inaugural do Curso de Formação de Soldados (CFSD), outorga do Título “Amigo do 14º Batalhão de Polícia Militar” e entrega de equipamentos adquiridos pelo convênio com a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul.

No dia 19 de setembro, o comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, completou dois anos de comando a frente do batalhão. Antes de assumir sua nova missão em Jaraguá do Sul, o coronel Gonçalves estava servindo como Chefe da Seção de Inteligência do Estado Maior Geral e Subchefe da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis (SC), sendo que nos anos de 2009 e 2010 serviu junto a Coordenação-Geral de Inteligência na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, em Brasília (DF). O comandante é pós doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenador da área de pesquisa em Inteligência de Segurança Pública da PMSC e professor titular da pós graduação em Gestão de Segurança Pública na Área de Inteligência Criminal, curso oferecido pela Unidavi/SSP-SC em parceria com a Senasp.

Na solenidade também aconteceu a apresentação do Curso de Formação de Soldados para a sociedade jaraguaense, com os 31 alunos que iniciaram o curso no 14º BPM. A aula inaugural, em Jaraguá do Sul, foi ministrada pelo Promotor de Justiça Márcio Cota e pelo Delegado de Polícia Adriano Spolaor. O curso terá a duração de nove meses, além destes 31 policiais em formação, deverão vir outros 10 policiais formados por outras Unidades de Ensino, que vem de encontro com os objetivos do comando, bem como as necessidades e os anseios da sociedade.

Em seu discurso, o promotor Cota enalteceu o excelente clima de parceria e harmonia entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário em Jaraguá do Sul. “É uma honra discursar nesta importante solenidade de dois anos de comando do meu amigo Gonçalves. O coronel Gonçalves também é responsável direto por este ótimo convívio e convergência entre as instituições, sendo esta questão uma resposta direta aos desejos da sociedade, que almeja uma Segurança Pública unida e pró-ativa, em prol da comunidade. O Ministério Público está à disposição de todos os policiais, bem como de portas abertas aos novos policiais militares aqui presente”, destacou Cota.

Já o delegado Adriano iniciou seu discurso afirmando que respeito e admiração se conquistam com inteligência. “O coronel Gonçalves, que é uma pessoa extremamente inteligente, revolucionou a parceria entre Polícia Civil e Militar, sou fã do comandante Gonçalves, que é uma pessoa extraordinária e um grande amigo, espero que ele fique por mais 50 anos aqui em Jaraguá do Sul. As portas da Polícia Civil também estarão sempre abertas para todos os policiais militares, inclusive os novos que aqui estão, para, juntos, continuarmos trabalhando e fortalecendo cada vez mais essa bela parceria, que acaba refletindo em nossa sociedade”, afirmou Adriano.

Dentro da política de comando de consolidar a sinergia interinstitucional e aproximação das pessoas, o comandante Gonçalves instituiu, por meio de portaria, o título “Amigo do 14º BPM”. Nesta solenidade aconteceu a outorga do título para autoridades, entidades, empresários e imprensa que são parceiros ou contribuem com o 14º BPM. Na solenidade foi entregue a estatueta, uma carteira de sócio da Sociedade Amigos do Batalhão do Vale (SABV) e um diploma para cada agraciado. De acordo com Gonçalves, esta honraria é uma forma de agradecer, reconhecer e valorizar o apoio e proximidade, bem como, a interação, cooperação e colaboração de todos que, direta ou indiretamente, contribuem com a busca constante do 14º BPM: a segurança, paz e o bem estar da sociedade. Os agraciados foram:

  • Adriano Spolaor – Delegado de Polícia da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Jaraguá do Sul
  • Belmiro Hanisch Júnior – Promotor de Justiça da 5ª Promotoria da Comarca de Jaraguá do Sul
  • Fernanda Klitzke Witkowski – Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
  • João Batista Prim – Sócio-Proprietário da Momfort Industrial e da Liverpool Instrumentos e Acessórios Musicais
  • Leandro Katscharowski Aguiar – Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Jaraguá do Sul
  • Olívio Langer – Sócio-Proprietário da Olaria Langer
  • Prof. Robert Carlisle Burnett – Reitor do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul
  • Rafael Maas dos Anjos – Juiz de Direito da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e Diretor do Foro da Comarca de Jaraguá do Sul
  • Raphael Rocha Lopes – Procurador Geral da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
  • William Henrique Fritzke – Jornalista

O vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Jaime Negherbon, fez a entrega de um etilômetro, conhecido popularmente como bafômetro, para o comandante Gonçalves e o cabo José Francisco Piotto, adquirido através do convênio entre prefeitura e 14º BPM. Em nome do prefeito Dieter Janssen, que não pode participar por estar em viagem, o vice-prefeito deu as boas-vindas aos novos policiais e parabenizou o coronel Gonçalves pelos dois anos de comando. “É uma satisfação poder trabalhar com o comandante Gonçalves, pois este além de muito acessível, é uma pessoa amiga que presta um excelente serviço à população jaraguaense”, discursou Jaime.

O comandante Gonçalves encerrou a solenidade agradecendo a toda sua equipe, aos homenageados, aos novos policiais militares, a todas as autoridades presentes e a imprensa. “Buscamos nos relacionar e aproximar de todos, sempre com respeito e educação. Construímos esses dois anos juntos, sempre tentando facilitar para quem busca fazer a diferença, bem como incentivando quem quer fazer acontecer. Mas tudo isso só foi possível graças ao apoio de toda minha família. Espero ficar por pelo menos mais outros dois anos aqui nesta cidade que admiro e fiz muitos amigos”, finalizou Gonçalves.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão