14º BPM realiza formatura do curso de Mediação de Conflitos em Jaraguá do Sul
Na manhã da última sexta-feira (30), aconteceu no 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) a solenidade de formatura do treinamento de Mediação de Conflitos, em Jaraguá do Sul.
Neste evento, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, formou 23 policiais militares que tiveram uma preparação e capacitação em técnicas de mediação de conflitos, estando preparados para atuarem como mediadores na sociedade catarinense. O gestor da Mediação de Conflitos, major Giovani Fachini, explica que modernamente entende-se que a Mediação de Conflitos está se tornando uma ferramenta de cidadania inclusiva. “A mediação é um procedimento consensual de solução de conflitos onde uma terceira pessoa atua de forma imparcial, ou seja, um policial militar buscará a melhor forma possível para a resolução de alguma divergência”, explica Giovani.
A Mediação de Conflitos, dentro de um viés de Justiça Restaurativa, vem a somar na sociedade catarinense, juntamente com a filosofia de Polícia Comunitária, que tem o policiamento de proximidade como seu principal alicerce, sendo uma evolução necessária na forma de se pensar e de se fazer segurança pública. Com este treinamento, policiais militares podem atuar como mediadores em conflitos, ligados à sua área de atuação, possibilitando mais uma alternativa na tentativa de conciliação e acordo, antes de chegar na esfera judicial. Além do major Giovani, prestigiaram o evento o comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, o chefe do Estado Maior da 5ª RPM, tenente-coronel Adilson Michelli, o promotor de Justiça de Jaraguá do Sul, Marcio Cota, a presidente da Associação dos Conselhos de Segurança do Baixo Vale do Itapocu (Aconseg), Karin Krause, demais policiais militares e convidados.
O comandante Gonçalves destaca que a Polícia Militar inovou mais uma vez e começou a utilizar a Mediação de Conflitos como uma nova forma de se pensar e de se fazer Segurança Pública para a sociedade catarinense. “Um outro olhar é possível, pretendemos potencializar as resoluções dos conflitos na sociedade de forma amigável, bem como, oportunizar para população mais uma forma de aproximação e reforçar a importância do diálogo em nosso cotidiano, principalmente nos conflitos. A Polícia Militar está inovando e se adequando as demandas sociais, trazendo a mediação como ferramenta na busca das conciliações, almejando a harmonia e a paz social”, afirma Gonçalves.
Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Corupá* Guaramirim* Jaraguá do Sul* Massaranduba* SchroederComunidade Retornar para Home