Pais agradecem Ação Heroica:
Em rondas ostensivas pelo centro de Jaraguá do Sul, na última quinta-feira (14), policiais militares do comando de trânsito do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) perceberam a agonia e o desespero de um casal que estava com sua filha no colo, sem respirar, e salvaram a vida de um bebê de 11 meses.
Os pais da criança, Gisele Bueno (28) e Marcio Luis Ristof (34), estavam na residência dos avós do bebê, no calçadão de Jaraguá do Sul, quando sua filha Isabelli Yasmim Ristof se engasgou, eles tentaram desobstruir as vias aéreas da criança, sem sucesso, fato que fez com que ambos saíssem correndo em direção ao Hospital São José, que fica algumas quadras do local. Neste momento, os policiais militares, cabo Marcos Elias Parcianello, soldados Arcione Oenning Dacoregio, Maicon Marcelo Dumke e Norton de Ávila, avistaram o casal e fizeram o primeiro atendimento ao bebê, que havia se engasgado e já estava sem respiração e com cianose (coloração roxa).
O salvamento da pequena Isabelli só foi possível graças à agilidade no atendimento e ao treinamento e preparo dos militares, que estavam atentos e perceberam a movimentação angustiada do casal. Enquanto os policiais acalmavam os pais, o soldado Marcelo pegou a bebê no colo e iniciou os primeiros socorros, conseguindo desobstruir as vias aéreas e fazer com que a criança voltasse a respirar. Em seguida, os policiais levaram os pais e a filha de viatura para o Hospital São José, para dar continuidade ao atendimento.
A mãe da criança agradeceu ao ótimo atendimento e preparo dos policiais. Segundo Gisele, “minha filha nasceu de novo. Se eles não tivessem aparecido e nos socorrido, não sei se nossa filha ainda estaria viva. Agradeço por pessoas como eles existirem”. Para o soldado Marcelo, que também é pai e encontra-se com a esposa grávida pela terceira vez, foi uma satisfação poder salvar uma vida, pois, em momentos como este é que ele se orgulha, ainda mais, de ser policial.
Passado o susto, em gratidão e reconhecimento à ação heroica da Polícia Militar, os pais de Isabelli foram até o batalhão agradecer pessoalmente os policiais por salvarem a vida de sua filha. O subcomandante do 14º BPM, major Rogério Vonk, recepcionou e conversou com a família da criança e os policiais envolvidos na ocorrência.
O comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, elogiou a prontidão e o atendimento dos policiais, afirmando estar muito orgulhoso por tê-los em sua equipe. Para o comandante, “esta foi uma excelente ação, pois eles tiveram a sensibilidade de perceber que algo estava errado e estavam preparados para agir com rapidez, técnica e eficiência. Parabéns aos Policiais Militares, por dedicarem suas vidas para proteger e servir à população”.
Texto: Soldado Jorge Luís Cedrez Mendes
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do SulComunidade Retornar para Home