Polícia, Escola e Família

20/06/2013 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

14º BPM faz formatura do Proerd em Schroeder

O 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) formou mais de 250 crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Schroeder, na quarta-feira (5).

Na solenidade o comandante do 14° BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, foi representado pelo comandante do 2º Grupamento do 1º Pelotão da 2ª Cia de Schroeder, sargento Sílvio Lemes Padilha. Também prestigiaram o evento o prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, o presidente da câmara de vereadores, Valdevino Anjos dos Santos, demais autoridades, policiais do Proerd, alunos formandos, pais, professores e comunidade.

O Proerd é desenvolvido numa parceria entre Polícia Militar, Escola e Família. Este programa tem como modelo o Dare (Drug Abuse Resistence Education) e desenvolveu-se no Brasil com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. O curso é aplicado durante 11 semanas, período em que são abordados temas como drogas, consequências desse uso, auto-estima, violência e principalmente ensinando as crianças e os adolescentes a tomar decisões quando pressionados para usar drogas, ou seja, formas de dizer não às drogas.

Ao todo já foram formados 2.696 alunos do 5º ano em Schroeder. O Proerd é aplicado em todos os Estados do Brasil, sendo que em Santa Catarina aproximadamente 180 municípios possuem policiais atuando nas escolas.

O comandante Gonçalves comenta que o Proerd sendo uma atividade educacional preventiva é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida. “O Proerd busca contribuir para o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e segura, sendo que a educação é um processo que envolve o tripé família, escola e estado, neste sentido o 14º BPM está por lançar o projeto Cidadão da Paz, para dar continuidade ao caráter preventivo no ensino médio, que inicia com o Proerd”, destaca Gonçalves.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

10.714

Ligações recebidas

Operacional

2.226

Ocorrências atendidas

Perturbação

533

Denúncias

Posse de drogas

87

Ocorrências

Acidentes

210

Ocorrências

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão