14º BPM e Jecrim desenvolvem projetos educacionais em Jaraguá do Sul
Na tarde desta quarta-feira (3), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, recebeu a visita do juiz de direito, Rafael Maas dos Anjos, e do promotor de justiça, Belmiro Hanisch Junior, ambos do Juizado Especial Cível e Criminal (Jecrim) de Jaraguá do Sul.
O objetivo da visita foi fazer a entrega dos materiais adquiridos através do projeto elaborado pela sessão de Termo Circunstanciado (TC) do 14º BPM, bem como, confirmar novas parcerias em outros projetos e iniciar a cooperação em palestras mensais que serão realizadas pelo Jecrim, com o apoio do 14º BPM. O projeto já aprovado foi “Aquisição de Material Eletrônico para Inserção, Armazenamento e Digitalizações dos TCs”, onde foi adquirido impressora, scanner, dois monitores de led e três máquinas digitais, oriundos do Jecrim, através de valores que se referem às penas restritivas de direito e suspensão condicional do processo.
Outros quatro projetos educacionais do 14º BPM, elaborados pela sessão de Gestão de Projetos, estão na pauta para liberação de recursos do Jecrim: Treinamento para Radiopatrulha, Curso Analista de Inteligência, Biblioteca Interativa e Cidadão da Paz. O comandante Gonçalves comemora a contemplação de mais dois projetos, através do Jecrim, ainda para este ano:
– Cidadão da Paz, que pretende ser uma continuação e fortalecimento do Proerd nas escolas, orientado para o Ensino Médio, conversando com os jovens na fase (pré) adolescente sobre temas da atualidade, mediação de conflito, gestão de crise, direitos humanos e convivência em harmonia, levando-os a reflexão e cultura de paz;
– Analista de Inteligência, que irá capacitar e aprimorar o conhecimento dos profissionais ligados à área de inteligência do batalhão. O 14º BPM já desenvolve o projeto piloto em nosso Estado: Observatório de Inteligência, contudo, para uma ação eficiente, eficaz e efetiva na produção do conhecimento e assessoramento qualificado ao processo decisório, promovendo a antecipação, ações operacionais preventivas, é essencial que os agentes consigam interpretar os fatos, dados e informações.
Ficando a liberação da verba dos outros dois projetos, segundo o doutor Rafael, para 2015.
Para o juiz Rafael, a parceria entre a Polícia Militar e o Jecrim só foi consolidada graças a bela gestão do amigo Gonçalves e o comprometimento de todos os policiais desta unidade. “Ficamos satisfeitos e contentes em poder contemplar o 14º BPM, pois, com certeza ajudarão a tirar estes ótimos projetos educacionais do papel, onde a sociedade jaraguaense será diretamente beneficiada”, afirma Rafael.
Já o promotor Belmiro também reconheceu o excelente trabalho do comandante e amigo Gonçalves em Jaraguá do Sul, afirmando ser mais do que justo e necessário o envolvimento e o apoio do Jecrim nos projetos ligados à Educação da Polícia Militar na região.
Texto: Sd Jorge luis Sedrez Mendes
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Corupá* Guaramirim* Jaraguá do Sul* Massaranduba* SchroederComunidade Retornar para Home