Polícia Militar, JaraguaTec, PUC e SDR fazem reunião com presidente da Fapesc
Durante a inauguração da Formação Sanitária do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no dia 3 de junho, ainda de maneira informal, o comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, conversou com o Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Valdemir Cabral, e, posteriormente, com o Subcomandante-geral, coronel Paulo Henrique Hemm, sobre o projeto Observatório de Inteligência de Segurança Pública, destacando o caráter estratégico e a relevância no apoio à área operacional. Depois da conversa, o Comandante-geral sintetizou para que fosse desenvolvido o projeto piloto e apresentado para ele o modelo da estrutura e processo de implantação.
Já na manhã da última segunda-feira (16), o comandante Gonçalves, juntamente com o diretor do Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec, professor Victor Alberto Danich, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul e da Universidade Católica de Santa Catarina – PUC, se reuniram com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni, em Florianópolis.
O objetivo da reunião foi apresentar o projeto piloto que está sendo desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, JaraguaTec, Católica SC/PUC e SDR, que visa criar um sistema de geomapeamento, rede de monitoramento e banco de dados integrados ao Observatório de Inteligência do 14º BPM. O presidente da Fapesc agradeceu a visita da comitiva e o belo projeto apresentado. “Sou um entusiasta com projetos deste nível e relevância social. Concordo com a colocação do Comandante Gonçalves, de que precisamos investir na antecipação e preparação, buscando fazer mais, com menos. Por isso, a importância deste tipo de projeto na área de inovação tecnológica. Apoiaremos esta parceria inovadora, totalmente relevante para a sociedade catarinense”, ressalta Sergio Luiz.
O articulador da reunião foi o professor Victor, que já é parceiro do 14º BPM no projeto. Nesta parceria, a contrapartida da Polícia Militar será as informações e execução, coordenado pelo Observatório de Inteligência, a JaraguaTec disponibilizará o espaço e a estrutura básica para pesquisa e desenvolvimento, a Católica SC/PUC cederá a equipe de pesquisadores, composta por professores e estagiários, a SDR e Fapesc auxiliarão com suporte financeiro. “Este projeto unirá o setor público e privado, em prol da sociedade, e será utilizado no assessoramento e planejamento policial de rotina, bem como, em situações extremas, como nas últimas enchentes”, afirma Victor.
A partir do apoio do Comando-geral, os encaminhamentos desta parceria inovadora iniciaram no dia 4 de junho, quando o comandante Gonçalves e o professor Victor se reuniram com o secretário da SDR de Jaraguá do Sul, Lio Tironi. “Esta cooperação e parceria entre as instituições representa um significativo avanço para a Segurança Pública. Estamos desenvolvendo um projeto piloto, junto ao Observatório de Inteligência, que terá como resultado um modelo, com estrutura e processo, que pretende beneficiar toda a Polícia Militar e a sociedade catarinense. Esta será uma ferramenta inovadora e estratégica, que apoiará de forma qualificada e eficaz no assessoramento às tomadas de decisões, planejamentos e emprego operacional. O banco de dados, a rede de câmeras e o geoprocessamento, são ferramentas novas e inovadoras que auxiliarão na antecipação, na prevenção e na repressão do crime e da violência, e serão determinantes para buscarmos uma Segurança Pública de excelência para nossa sociedade”, destaca Gonçalves.
Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do SulComando Retornar para Home