Esse foi o cenário imaginado e construído na cidade de Jaraguá do Sul – SC, nos dias 22 e 23 de maio, em um Simulado de Defesa Civil organizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Ajuda Humanitária (BPMAH), comandado pelo tenente-coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, envolvendo o Comando de Polícia Militar Especializada (CPME) e órgãos civis.
O 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) foi o palco principal do evento, recebendo aproximadamente 200 policiais militares que, nos dois dias de simulação, receberam intensa instrução teórica e prática em diversas oficinas. Participaram do exercício policiais do 14º BPM; cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO); o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); o Batalhão de Aviação (BAPM); Cavalaria de Joinville; Defesa Civil, Bombeiros Militar, e entidades civis que participaram como instrutores, sendo eles o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento de Jaraguá do Sul (GERAR), e o Grupo de Resgate em Montanha de Joinville (GRM).
Os discentes aprenderam e executaram diversas técnicas em situações específicas, como:
– Embarque e desembarque em aeronave;
– Transposição de áreas alagadas a pé, com embarcação a remo e motorizada, bem como a travessia utilizando-se de animal de carga;
– Segurança e escoramento durante escavação em cenário de movimentação de massa (deslizamento de terra);
– Montagem de posto de comando e de acampamento base para um Sistema de Comando em Operações;
– Montagem e desmontagem de barracas;
– Central de radiocomunicação;
– Utilização de drones;
– Autoproteção em eventos adversos.
O comandante do BPMAH, tenente-coronel Adilson, ao final da simulação ressaltou que os objetivos foram cumpridos, dentre eles o teste da estrutura do 14º BPM, mobilização do efetivo e treinamento em gerenciamento de multimissões em eventos críticos. Em ocorrências de grande vulto em Jaraguá do Sul, mostrou-se favorável em estabelecer o 14º BPM como posto de comando natural, pois possui posição privilegiada e estratégica na cidade.
O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Rogério Vonk, enfatizou que o batalhão provou ter uma “estrutura física interessante”, pois recebeu vários policiais do estado, que se alimentaram e pernoitaram no quartel. Enalteceu a qualificação dos profissionais que participaram como instrutores, bem como mostrou sua satisfação pela dedicação do efetivo de Jaraguá do Sul que se envolveu na atividade. Policiais estes, que voluntariamente aproveitaram a oportunidade e buscaram qualificação para o atendimento de eventos críticos adversos, como enchentes, deslizamentos de encosta e soterramento, desastres que já acometeram e castigaram a cidade e que poderão ocorrer no futuro.
Texto: Sgt Luiz Wiltner
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Corupá* Guaramirim* Jaraguá do Sul* Massaranduba* SchroederComunidade Retornar para Home