Doutrina Nacional de Inteligência

13/11/2013 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Comandante do 14º BPM participa de reunião sobre Segurança Pública em Brasília

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou da 3ª Reunião do Comitê Técnico de Revisão da Doutrina de Inteligência de Segurança Pública, como integrante do Comitê Técnico pela Polícia Militar, em Brasília (DF), entre os dias 05 e 08 de novembro.

Este foi o último encontro previsto para este ano, sendo realizado na Escola de Administração Fazendária (Esaf). A atividade de Inteligência de Segurança Pública é o exercício permanente e sistemático de ações especializadas para a identificação, o acompanhamento e a avaliação de ameaças reais ou potenciais na esfera de Segurança Pública, orientadas para a produção e a salvaguarda de conhecimentos necessários para subsidiar a tomada de decisão em âmbito nacional, estadual e municipal, no planejamento e na execução de uma política de Segurança Pública. A Coordenação Geral de Inteligência (CGI), junto com a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP), é uma significativa contribuição para toda a sociedade e terá reflexos diretos na segurança social.

O coronel Gonçalves é pós-doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador da área de pesquisa em Inteligência de Segurança Pública da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A busca por soluções criativas para demandas atuais e emergentes, subsidiadas por conhecimento, inovações e tecnologia são constantemente incentivadas pelo comandante Gonçalves. “Foi uma honra participar desta última etapa do comitê de revisão, onde mais uma vez, representamos o estado de Santa Catarina no cenário nacional, sendo que as ações propostas na reunião têm como objetivo prever, prevenir e neutralizar ações que ameacem a ordem pública, bem como potencializar o apoio qualificado no processo decisório das estratégias de polícia ostensiva”, destaca Gonçalves.

Segundo o comandante Gonçalves, “esta oportunidade e reconhecimento nos fazem crer que estamos no caminha certo, nos motivando para dar continuidade em nossa política de comando, de preparação, aproximação e inovação. Em conversa com os integrantes do comitê, percebemos que nosso projeto Observatório de Inteligência será modelo para o Brasil, sobre o qual colhemos bons pareceres durante a reunião em Brasília”.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão