Boa-tarde a todos. Desde a semana passada, a Central Regional de Emergências (CRE) dispõe de um telefone esperto (smartphone), cujo número foi inserido no grupo do WhatsApp SIPI.
O objetivo foi de que a CRE, após a abertura da ocorrência e empenho da viatura, divulgue para o grupo situações em que seja possível localizar os suspeitos e/ou veículos envolvidos em algum crime, como furtos e roubos.
Essa divulgação e interação são reguladas por Ordem Administrativa, assim, o comportamento dos policiais da CRE estão por ela previstas, bem como outras rotinas, as quais ressalto:
– O canal é informativo e não interativo, ou seja, a CRE repassará as informações das ocorrências, respondendo logo após a divulgação, aos questionamentos efetuados logo após a postagem, e que tenham por objetivo esclarecer a ocorrência. Exemplo: CRE repassa furto de veículo, mas não informa modelo, cor etc. Assim, estão autorizados a responder as questões;
– Não estão autorizados a responderem indagações diversas, como a conclusão de ocorrências, se há ocorrências destaques etc. Essas informações continuam a ser divulgadas normalmente pelo SIPI;
O objetivo da restrição da interação é justamente para que o foco da CRE continue o mesmo, atendimento e despacho de ocorrências.
Salientamos que é importante a participação da imprensa como divulgadores das ocorrências repassadas pela CRE via WhatsApp, pois imaginamos, por exemplo, que em uma ocorrência de roubo, os suspeitos tenham fugido com um veículo “x de cor y”, tomando sentido ignorado, com a informação repassada pela CRE ao grupo, e os órgãos de imprensa divulgando em seus canais, por exemplo uma rádio, e que alguém trafegando pela BR sentido 101 ouve a informação e veja o veículo citado fugindo, ele poderá ligar para o 190 e informar a localização os suspeitos. Ou então, uma bicicleta furtada no início da Getúlio Vargas, é vista no final da Marechal Deodoro, cujo cidadão tomou conhecimento por uma mensagem por um grupo da imprensa após tomar conhecimento pela CRE.
Enfim, essa alternativa é inovadora e representa um desafio em sua operacionalização. Mas se todos colaborarem, da CRE, passando pela imprensa, e culminando no cidadão que ligará para o 190, poderemos estar sendo mais efetivos na qualidade da Segurança Pública em nossa região.
O número para identificação da CRE é : 88596266
Retifico, desde, está em operação desde o início de abril, mas sendo oficializado agora depois de um mês de teste da operacionalização. Até o momento, o que a CRE tem divulgado são furtos de veículos, mas cujo crime foi realizado há longo tempo transcorrido e, proativamente, o caso da interrupção parcial da via na lombada eletrônica em frente à escola Canguru.
Enfatizo, que como a iniciativa é nova, estamos construindo, ainda, todas as possibilidades de uso desse canal.
Contamos com o apoio de todos. ;D
Texto: Sgt Luiz Wiltner
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Corupá* Guaramirim* Jaraguá do Sul* Massaranduba* SchroederComunidade Retornar para Home