Canil do 14º BPM tem policial e cão formado em curso de K9

21/05/2013 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Especialização em Cinotecnia:

Na última sexta-feira (17), o soldado Marcos Paulo Cattoni e o cão Zeus do Canil Setorial do 14º Batalhão de Polícia Militar se formaram no Curso de Especialização em Cinotecnia.

O curso foi desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na sede da Companhia de Policiamento com Cães, em São José, no período de 01 de abril a 17 de maio de 2013, totalizando 315 horas/aula. A grade curricular do curso teve oito disciplinas: Teoria cinotécnica, Noções de veterinária, Emprego policial do cão, Psicologia canina, Noção geral de faro, Prática cinotécnica 1 (obediência), Prática cinotécnica 2 (guarda e proteção) e Técnicas de cães de resgate.

Durante a solenidade houve apresentações dos policiais e cães formados, entrega de medalhas, brasões e kits operacionais aos formandos. O objetivo do curso de especialização em Cinotecnia foi dotar os policiais de conhecimentos e técnicas que os possibilitem à eficiência operacional, bem como difundir a doutrina de emprego do policiamento com cães.

Para o soldado Cattoni, este curso capacitou os policiais militares como Cinotécnicos, peritos em adestramento, formação, manutenção e trabalho com cães de polícia. “Acredito que Deus fez este ser especial e amigo fiel, o cão, pois, sem temer a insídia e o perigo ele está sempre pronto para o serviço, sendo incontestável sua bravura, capaz de dar sua vida pelo homem. O cão deve ser tratado com todo o respeito, pois, juntos, somos o binômio Homem-Cão, na defesa da população”, afirma Cattoni.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, agradeceu o emprenho da dupla de policiais Cattoni e Kunze, precursores da criação do Canil Setorial do batalhão, e elogiou a dedicação na participação do curso do policial Cattoni e do cão Zeus, pois foram 49 dias de curso. “O curso possibilitou a aquisição de conhecimento técnico e tático, através da teoria e prática, capacitando os policiais para refletirem e construírem conhecimento para resolução criativa de problemas que estejam ao alcance e possibilidade do emprego do cão, bem como garantiu o aprendizado dos aspectos legais para o serviço policial com cães”, destaca Gonçalves.

 

Texto: Soldado Jorge Luís Cedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

10.714

Ligações recebidas

Operacional

2.226

Ocorrências atendidas

Perturbação

533

Denúncias

Posse de drogas

87

Ocorrências

Acidentes

210

Ocorrências

SETEMBRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão