14º Batalhão: policiais prestam homenagem ao patrono da Polícia Militar

17/04/2019 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

No final da tarde desta quarta-feira (17), ocorreu na sede do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul, a solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Militares, Civis e Patrono Cívico na nação brasileira. A homenagem foi antecipada para esse dia, considerando que o dia 21 de abril será no próximo domingo.

Fizeram-se presentes o comandante da 12ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Amarildo de Assis Alves, o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, oficiais e praças que atuam no administrativo desses locais.

Como forma de homenagear o patrono Tiradentes, foi prestada a continência e lido o Boletim Especial elaborado pelo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.

Boletim Especial

“Dia de Tiradentes”

Comemoramos nesta data um dos primeiros passos para a proclamação da república do nosso país. Em 1789 passamos por um dos momentos mais importantes de nossa História, a Inconfidência Mineira.  Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Alferes Tiradentes, foi o líder popular da luta pela Independência do Brasil, sendo, pelos seus atos, elevado a condição de mártir da Inconfidência Mineira e Patrono das Polícias Militares do Brasil.

 A Coroa Portuguesa se apossava das riquezas extraídas do então Brasil Colônia, impingindo à população pesados impostos. A Inconfidência Mineira, também conhecida como Conjuração Mineira, foi uma oposição à situação imposta por Portugal, tendo dentre seus objetivos a busca pela autonomia da província e o estabelecimento de um governo republicano.

O movimento estava ganhando força quando foi delatado, os inconfidentes foram presos e condenados ao exílio na África. Tiradentes assumiu sozinho a culpa por toda a conspiração e em 1789 foi preso no Rio de Janeiro, sendo condenado à forca no dia 21 de abril de 1792, sob a acusação de alta traição.

Exemplo de cidadania e amor à Pátria, encontramos na história de Tiradentes a semelhança com a vida do policial militar, profissional que diuturnamente trabalha em prol do bem-estar da sociedade, dispensando a ela o seu maior bem, a própria vida, no cumprimento de seu mister.

Cumprindo a missão constitucional que nos foi delegada, somos elos importantes na garantia dos direitos individuais e coletivos que foram conquistados pelo povo brasileiro.

Nesse caminho, nosso Estado está integrado às mudanças que vêm ocorrendo de forma sistemática, relacionadas aos aspectos sócio-econômico-culturais, externados diariamente em âmbito nacional e mundial, fatores estes, refletidos no grau de qualidade de vida da comunidade barriga-verde.

Para fortalecer sua imagem perante a população, atualmente, todos os organismos relacionados à questão da Segurança Pública devem, obrigatoriamente, estar um passo à frente das expectativas e anseios da comunidade, envidando esforços para suprir de maneira satisfatória as dificuldades encontradas.

Procurando se adequar às exigências sociais contemporâneas, esta Corporação desenvolveu ações voltadas à potencialização do policial militar, bem como à modernização de sua estrutura, buscando a valorização do efetivo.

Para o alcance dessas melhorias, diversos foram os projetos realizados, que envolveram a aquisição de novos equipamentos, a reestruturação de serviços essenciais, a aplicação de novos sistemas no auxílio ao combate da criminalidade, a implantação de programas voltados a uma nova filosofia de policiamento, além de investimentos na formação e aperfeiçoamento dos policiais militares.

O desenvolvimento dessas ações tem por finalidade a utilização de novas estratégias, que visam aumentar a efetividade das ações preventivas e/ou repressivas e oferecer interfaces adequadas para a comunicação entre Polícia e Comunidade, destacando-se também a integração entre as entidades envolvidas com a Segurança Pública.

Assim, honrando a profissão que abraçamos, somos responsáveis por manter os ideais alcançados, defendendo a ordem pública, a soberania de nossa Pátria e o bem estar de nossa população.

Florianópolis, 17 de abril de 2019.

 

CARLOS ALBERTO DE ARAÚJO GOMES JÚNIOR

Coronel PMComandante-Geral da Policia Militar

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão