Solenidade de formatura de Curso de Formação de Cabos da PM acontece em Jaraguá do Sul

31/03/2022 | Compartilhe:

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 31, a solenidade que marcou a formatura de dez policiais militares do 14º Batalhão no Curso de Formação de Cabos.

O evento ocorreu no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e contou com a presença da chefe do estado-maior do 12º Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel Arlene Sousa da Silva Villela, do comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, do vice-prefeito de Jaraguá do Sul, José Jair Franzner, outras autoridades, além de familiares e amigos dos formandos.

O curso foi desenvolvido na modalidade a distância e se estendeu de 27 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022. Foram 688 alunos matriculados por todo o estado, dos quais 682 concluíram com aprovação.

Os policiais militares formados passam a ocupar a graduação de cabo do Quadro de Praças de Polícia Militar.

Para dar nome à turma, os formandos escolheram a denominação “Aluno Cabo Luiz Fernando de Oliveira”, em homenagem ao policial militar que faleceu durante o cumprimento de seu dever no último dia 11 de março. Luiz Fernando era aluno do Curso de Formação de Cabos e estaria se formando, caso não tivesse acontecido a fatalidade que lhe tirou a vida.

Além do recebimento dos certificados de conclusão do curso, os formandos proclamaram o compromisso regulamentar e prestaram continência à bandeira nacional. Ao final todos receberam uma lembrança da Associação Filantrópica Somos o 14º Batalhão.

Fizeram uso da palavra o vice-prefeito municipal de Jaraguá do Sul, o comandante do 14º Batalhão e a chefe do estado-maior do 12º Comando Regional.

José Jair Franzner parabenizou os formandos e falou da importância da parceria do poder público municipal com os órgãos de segurança pública, confirmando que a prefeitura continuará sendo parceira da Polícia Militar em Jaraguá do Sul.

Citando cada um dos formandos, o tenente-coronel Valdeci, além de parabenizar os concluintes do curso, falou da importância que cada um tem para a instituição e agradeceu os familiares presentes, os quais são os principais partícipes da formação do caráter de cada policial. “A PM ensina técnicas e táticas, não muda personalidade. Como indivíduo, a pessoa chega pronta na instituição. A família tem um papel crucial”, completou Valdeci.

Por fim, a tenente-coronel Arlene felicitou os novos cabos, falou das responsabilidades que a ascensão traz e lembrou que a modalidade de ensino em que o curso foi desenvolvido exigiu muito de cada policial, visto que as atividades de ensino precisaram ser realizadas em meio dos compromissos familiares e profissionais do dia a dia.

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão