Na tarde desta quarta-feira (28), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), e atualmente respondendo pelo comando do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, palestrou para membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, cuja plenária ocorreu no Clube Atlético Baependi.
Com o tema “Segurança no Comércio: prevenção ao crime por meio de um ambiente seguro”, o tenente-coronel Valdeci foi recepcionado pela presidente da entidade, Vergimari Rodrigues Simões Pires, e membros da diretoria.
Em sua fala, o comandante do 14º BPM teceu várias reflexões aos presentes, reforçando, principalmente, que a segurança é direito e responsabilidade de todos, e nesse sentido discorreu sobre a atuação da Polícia Militar e como as pessoas podem contribuir para construir um ambiente mais seguro.
“Devemos trabalhar continuamente para manter um ambiente desfavorável para o crime” – Tenente-coronel Valdeci
Assim, Valdeci destacou que a segurança é investimento e não gasto, pois a prevenção equivale a 90% da segurança, sendo 5% de reação e 5% de sorte.
Dessa forma, destacou, quando uma pessoa com intenção de cometer algum crime se depara com um ambiente desfavorável ao cometimento do crime, é grande a possibilidade de sua desistência, buscando outro lugar ou vítima em potencial com ambiente favorável para o cometimento do delito.
Essa lógica, ressaltou o comandante, “serve tanto para a vida particular ou no comércio que cada um gerencia”.
Tolerância zero
Ao final, Valdeci apresentou as estatísticas de atuação do policiamento realizado pelo 14º BPM, em Jaraguá do Sul, do dia 1º de janeiro ao dia 27 de setembro deste ano, focando desde o atendimento realizado pelo 190 até o número de apreensões, prisões e atendimento ao cidadão quando este aciona o número de emergência.
O comandante também enalteceu a atividade operacional, onde os policiais cumprem o seu dever e realizam com grau elevado de responsabilidade a sua missão, realizando Termos Circunstanciados para pequenas quantidades de entorpecentes. “Aqui a tolerância é zero”, destacou, complementando que esse é um dos motivos pelos quais o crime não atinge níveis elevados na região.
Ao final, agradeceu a oportunidade dada pela CDL e colocou-se à disposição de todos.
Texto: Subtenente Luiz Antonio Wiltner
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do SulInstitucional Retornar para Home