Aniversário de 187 anos da PMSC é comemorado com formatura militar no 14º batalhão

05/05/2022 | Compartilhe:

Promoções, entrega de condecorações, homenagens, ato de reforma de cão policial e desfile militar marcaram o evento que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 5, na sede do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), em Jaraguá do Sul.

A solenidade ocorreu em clima festivo e contou com a presença do novo comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), coronel Alessandro José Machado, do comandante do 14º BPM, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, do prefeito municipal de Jaraguá do Sul, José Jair Franzner, de outras autoridades e convidados.

A Polícia Militar de Santa Catarina foi criada por Feliciano Nunes Pires em 5 de maio de 1835, iniciando a história de proteção da sociedade catarinense. Hoje, 187 anos depois, a corporação se mostra forte, atualizada, ativa e é cada vez mais reconhecida pelo trabalho que desenvolve.

Aqueles que conduziram a instituição até aqui foram lembrados e homenageados. No evento, 21 policiais militares veteranos receberam a moeda e o diploma “Veterano do 14º Batalhão”.

Um ato inédito no 14º BPM foi o da reforma de cão policial. O cão Odin concluiu o tempo máximo de serviço previsto. O seu adestrador e condutor, soldado Adriano Fietz, recebeu um elogio. O policial militar foi o responsável direto pela trajetória de sucesso do cão.

Três personalidades da sociedade civil receberam o título “Amigo do 14º Batalhão” em reconhecimento pelo apoio prestado à instituição: Talita Beber Miranda, diretora conselheira da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul; Maurício José Souto-Maior, diretor geral do Hospital São José; e Antônio de Souza Júnior, diretor da unidade de medicina – Estácio/Idomed de Jaraguá do Sul.

No intuito de valorizar e reconhecer policiais militares que se destacam em Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, foram entregues brasões de mérito pessoal nas três categorias existentes, medalhas Corpo de Tropa e medalhas de mérito por tempo de serviço.

O cabo Anderson Gottardi recebeu a medalha “Cruz de Bravura Policial-Militar” em reconhecimento por ação realizada em novembro de 2019 quando, em seu momento de folga, interveio em um roubo e trocou tiros com dois homens que acabaram presos.

A chefe do estado-maior do 12º CRPM, tenente-coronel Arlene Sousa da Silva Villela, foi agraciada com a medalha do mérito policial militar Coronel Lopes Vieira, a qual é destinada àqueles que se destacam por feitos em prol do engrandecimento da PMSC.

Por ter grande importância para a instituição e para a vida profissional e pessoal de cada policial militar, o ato de promoção de praças teve grande destaque. Na ocasião, 10 cabos foram promovidos à graduação de 3º sargento do quadro especial.

Por fim, o grupamento formado desfilou em continência ao comandante do 12º CRPM.

Mais fotos: link.

Texto: 1º sargento Evandro Luis Beil.
Imagens: soldado Leandro Fernandes Batista e soldado William Ferro de Lima.

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão