Em março foi iniciada a Rede de Vizinhos na área do 14º Batalhão. Desde então pessoas da comunidade têm se mobilizado e buscado essa parceria com o 14º Batalhão de Polícia Militar.
O coordenador da Rede, major Aires Volnei Pilonetto, é um dos pilares do projeto em Jaraguá do Sul, e contribuiu para formalizar 11 Redes no município.
Entrevista:
Nesta entrevista o major Pilonetto faz um balanço da constituição de redes em Jaraguá do Sul, como é o nível de ocorrência nos locais em que as redes estão ativas e como fica o cadastro e a formalização das redes neste período de final de ano:
Galeria de imagens:
O que é o Projeto Rede de Vizinhos PMSC:
É uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, é pautada na filosofia de Polícia Comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se aproximarem com o objetivo de fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir crimes e violência ou qualquer outro problema de Ordem Pública, garantindo que as pessoas e seu patrimônio não sejam alvo de pessoas desvirtuadas.
Como criar a Rede de Vizinhos PMSC:
1 – Mobilize os seus vizinhos;
2 – Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure a Polícia Militar da sua cidade;
3 – O setor responsável irá analisar a viabilidade da estratégia da Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.
Se for considerada viável, os próximos passos serão estes:
1 – Reunião de sensibilização;
2 – Criação da Rede de Comunicação;
3 – Reunião de implantação;
4 – Identificação dos problemas (método IARA);
5 – Governança (manutenção do programa).
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do SulComunidadeRede de Vizinhos Retornar para Home