Por volta das 9h de segunda-feira, 30, a Central Regional de Emergências recebeu uma ligação de um comerciante no calçadão, centro de Jaraguá do Sul.
Segundo a informação inicial, o local havia sido invadido e vandalizado, pois havia louças espalhadas e parte do teto estava danificado.
Os policiais militares foram ao local e realmente constataram que ele estava todo bagunçado, com alguns copos danificados, e que o invasor inclusive havia feito necessidades fisiológicas pelo ambiente.
O invasor, como é possível ver nas imagens, também era “viciado em balinhas”, sendo que várias balas que estavam em um pote estavam roídas.
Os policiais orientaram a proprietária e lavraram um boletim de ocorrência.
Suspeito já foi capturado em outro momento
No início de março, um caso semelhante já havia ocorrido em Jaraguá do Sul.
O suspeito se utilizou do mesmo modus operandi, ou seja, acessou o local pelo forro e bagunçou todo o local.
Naquele episódio, a biblioteca da Escola Municipal Francisco Solamon havia sido o alvo.
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) foi acionada, e após colocar uma armadilha, o suspeito, vulgo “gambá”, foi capturado, e como “nada disse e ninguém quis prestar queixa”, foi solto em uma área de mata longe de residências.
A Fujama ainda repassou em sua página no Facebook, informações importantes sobre a captura:
“O Gambá não é um rato grande e sim um Marsupial, que é um animal que come de tudo, inclusive se alimenta de serpentes e escorpiões (ele é imune as suas picadas), gosta de passear durante a noite e que ele não solta aquele fedor todo que mostram nos desenhos… Somente quando acuado, pode liberar um cheiro ruim para afastar o predador ou a ameaça. Que é um animal importante para o equilíbrio do ecossistema, pois também se alimenta do Caramujo-africano, espécie exótica invasora que transmite doenças. Infelizmente ele ainda sofre com a ignorância humana”.
Fique atento
Se você encontrar em área urbana (em forros, galpões etc.) esse bichano que é “viciado em balinhas e livros”, e ainda, às vezes, solta um cheirinho ruim, não o maltrate, mas chame os técnicos do Fujama para tomar as medidas necessárias.
Somos 14º Batalhão, tratando o tema com a seriedade, mas sem perder a oportunidade de estimular um sorriso e ainda conscientizar para a proteção de nossa fauna 😀
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do Sul Retornar para Home