Na última segunda-feira (28), em encontro empresarial promovido pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, foi um dos convidados e teceu uma panorâmica da segurança pública na área do 14º Batalhão.
Reisdorfer, que no próximo dia 19 de novembro completa um ano no comando na unidade, considerou positivo o quadro geral de segurança na região, e dentre os temas destacou os índices criminais, investimentos e atuação na comunidade.
Nos índices criminais houve uma redução de 19% em furtos e roubos no primeiro semestre, ocorrendo um aumento de 48% na apreensão de armas.
Outro dado positivo foi a divulgação pelo Ipea (com dados de 2017) que colocaram Jaraguá do Sul como a mais pacífica em Santa Catarina, considerando os municípios de até 100 mil habitantes. Assim, considerando que no corrente ano, com cinco homicídios em solo jaraguaense, estima-se que o município continuará figurando no topo da lista das cidades mais pacíficas no estado catarinense e também do Brasil.
Outro importante eixo é o preventivo, cujo contato com a comunidade é um dos pontos fortes.
Assim, no Programa Redes de Vizinhos, passou de 43 para 100 redes formalizadas, fortalecendo ainda mais a cultura de vizinhança e a relação com a Polícia Militar (PM).
Outro ponto forte foi a implementação no Programa Estudante Cidadão na Escola Municipal Francisco Solamon, mostrando uma forte parceria entre PM e a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul.
Para manter um nível de excelência e oferecer uma segurança de qualidade, o investimento no último ano, destacou Reisdorfer, foi de aproximadamente 2 milhões de reais, que tangenciou a estrutura do quartel, equipamentos, armamentos e viaturas; almejando-se, ainda, para um breve futuro, conversão de esforços para a aquisição de miras holográficas e óculos de visão noturna, por exemplo.
O comandante Reisdorfer ainda enfatizou na plenária, que o 14º Batalhão foi protagonista de várias operações em Jaraguá do Sul e região. Executando tanto aquelas oriundas do alto-comando da Polícia Militar de Santa Catarina quando várias outras que eram necessárias de acordo com o contexto percebido na região.
Por tudo isso e muito mais, o 14º Batalhão, que é uma instituição muito bem conceituada em toda a região, junto à comunidade de bem, busca fortalecer ainda mais os laços de amizade e cooperação, pois “a comunidade abraça a Polícia Militar e a Polícia Militar abraça a comunidade”, destacou Reisdorfer.
Fotografias: Cláudio Costa/OCP News
Somos 14º Batalhão
Protegemos o presente, com olhar no futuro.
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do SulComando Retornar para Home