Os policiais militares do 14º Batalhão, soldado Jeferson Rank e Antonio Augusto Ramos, realizaram no mês de junho, o Curso Medicina Tática, na cidade de Floridablanca, na Colômbia.
Segundo o soldado Rank, “o curso enfatizou os princípios para a gestão do paciente militar em situações de trauma. O conteúdo mostrou a necessidade de pensamento crítico e um conhecimento consolidado para modificar o atendimento ao paciente, dependendo da situação, estado do paciente, conhecimento, habilidade e dos recursos disponíveis. O currículo dos instrutores incluía missões em guerras do Afeganistão e Iraque, além dos constantes conflitos contra o narcotráfico nas fronteiras colombianas. Baseado em protocolos internacionais de Atendimento ao Trauma Pré-hospitalar em combate, abordou diversos temas, entre eles destacam-se:
– Atendimento sob fogo;
– Assistência de vítimas por artefatos explosivos;
– Manutenção de vias aéreas;
– Descompressão pneumotórax;
– Técnicas de resgate;
– Reposição de líquidos;
– Controle de hemorrogias massiva.
Para Ramos, “o curso possibilitou uma visão avançada dos procedimentos adotados em nível internacional nos principais confrontos armados da atualidade, além de alavancar os trabalhos da unidade de Atendimento Pré-hospitalar Tático (APH) do 14º Batalhão”.
O comandante da unidade, tenente-coronel Rogério Vonk, enaltece a participação dos policiais no curso, principalmente porque o buscaram de forma proativa, com o intuito de aperfeiçoamento técnico-profissional. “São atitudes como essa que diferenciam os policiais do nosso batalhão”, ressaltou o comandante.
Texto: Sgt Luiz Wiltner
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do SulComando Retornar para Home