Nos dias 22 e 23 de maio, o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), de Jaraguá do Sul, sedia um Simulado de Defesa Civil organizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Ajuda Humanitária (BPMAH), comandada pelo tenente-coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, envolvendo o Comando de Polícia Militar Especializada (CPME) e órgãos civis.
O simulado tem por objetivo treinar o efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em Sistema de Comandos e Operações (SCO), visando adquirir competências para ações de ordem pública em eventos adversos de origem natural ou antrópica, usando para os exercícios cenários que simulem áreas atingidas por cheias e deslizamentos.
Participam da manobra policiais do 14º BPM; cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO); o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); o Batalhão de Aviação (BAPM); Cavalaria de Joinville; Defesa Civil, Bombeiros Militar, e entidades civis que participaram como instrutores, sendo eles o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento de Jaraguá do Sul (GERAR), e o Grupo de Resgate em Montanha de Joinville (GRM).
Os participantes foram recepcionados nesta manhã (22), na sede do 14º BPM, sendo definido o Comandante Operacional e chefes de grupos, bem como a rotina que será executada.
Oficinas que serão realizadas no primeiro dia, das 8h às 18h:
– Exercício de transposição de área inundada e rio com corredeira transportando equipamentos e vítimas;
– Exercício de atendimento de estruturas de apoio a áreas em declive atingidas por deslizamentos e com soterramento de residência e pessoas;
– Exercício de montagem de estruturas de apoio a SCO, com posto de comando, cozinha de campanha, hospital, alojamento, áreas de espera, heliponto, estacionamento, posto de atendimento a vítimas e posto de comunicações integradas além da demonstração de usos de animais de carga por parte da polícia montada.
Já no sábado (23), das 07h30min às 16h, ocorre:
– Reunião com as equipes para explanação da situação encenada e divisão das missões;
– Divisão entre as equipes para dar continuidade ao treinamento que inclui desmontar e remontar a base e o deslocamento para atender evento adverso composto de um cenário de local atingido por fortes chuvas e consequente isolamento da área.
O comandante do Batalhão de Ajuda Humanitária, tenente-coronel Adilson enfatiza que o Estado de Santa Catarina é acometido por 13% das catástrofes ocorridas no Brasil, inclusive Jaraguá do Sul já foi atingida por inundações e deslizamentos, resultando em perdas materiais e humanas; dessa forma, é de vital importância treinar o efetivo que está diretamente envolvido no atendimento desses cenários críticos.
Texto: Sgt Luiz Wiltner
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Corupá* Guaramirim* Jaraguá do Sul* Massaranduba* SchroederComunidade Retornar para Home