Tecnologia e Segurança
Nesta segunda-feira (24), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou da demonstração do drone, na sede do batalhão.
A demonstração do drone ficou por conta da dupla Daniel Lunelli e Marcelo Odorizzi, pioneiros na região neste tipo de tecnologia. O equipamento utilizado foi o Phantom 1 e Phantom 2 Vision, da marca DJI. “Estes dois drones tem um alcance de aproximadamente 400m, com autonomia de bateria de quase meia hora e são equipados com câmeras de alta resolução”, explica Daniel.
O drone, que significa zangão em inglês, é uma evolução do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), que são controlados a distância por meios eletrônicos, sob a supervisão e controle humano, ou sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Este quadricóptero usa giroscópio, bússola e GPS para manter a estabilidade durante o voo.
Para o comandante Gonçalves, o investimento em preparação e inovação, além da capacitação tecnológica, devem fazer parte da rotina policial. “Nossa política de comando está voltada na busca constante pelo amparo tecnológico, pela aquisição de equipamentos e armamentos de ponta, bem como, pelo desenvolvimento de projetos diferenciados, para que nossos policiais consigam trabalhar, com menos esforços e melhores resultados, preparados para proteger nossa sociedade. Iremos adquirir e aplicar o drone, de forma pioneira, para desenvolvermos um estudo piloto para a elaboração de uma proposta institucional ao comando da PMSC, como mais uma ferramenta à Segurança Pública”, destaca Gonçalves.
Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes
Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão
Tags: * Corupá* Guaramirim* Jaraguá do Sul* Massaranduba* SchroederComunidade Retornar para Home