Realidade Virtual
O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou como avaliador da banca examinadora da dissertação de mestrado do major Aurélio José Pelozato da Rosa, na última quarta-feira (19), no auditório do Laboratório de Ensino a Distância (LED – 1), do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPG-EGC/UFSC).
O major Pelozato, obteve o título de mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC), após ter sido aprovado na apresentação de sua dissertação, intitulada: O Emprego da Realidade Virtual no Treinamento Policial para o Enfrentamento de Criminosos com Ênfase nos Chamados Encontros Mortais: Uma Abordagem Baseada na Teoria Geral de Sistemas. A dissertação abordou a formação e o treinamento de policiais militares em Santa Catarina, assim como todo processo educacional, que está imersa em uma realidade afetada pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs).
Segundo o mais novo mestre em EGC, o trabalho discorre sobre as possibilidades da realidade virtual no treinamento policial, com ênfase nos chamados encontros mortais, realiza uma abordagem baseada na Teoria Geral de Sistemas, propondo um sistema de ensino-aprendizagem que inclui conceitos e tecnologias da realidade virtual, alinhados a técnicas policiais testadas, como a pirâmide de emprego da força, somadas às experiências vividas pelos profissionais responsáveis pela preservação da ordem pública. O trabalho propõe como sugestão a utilização de tecnologia 3D e inteligência artificial para o treinamento policial.
A banca examinadora foi composta pelo professor Dr. João Bosco da Mota Alves (orientador), professora Dra. Gertrudes Aparecida Dandolini, professor Dr. Vinicius Kern Medina e professor PHD José Luiz Gonçalves da Silveira. O coronel Gonçalves é pós-doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC e foi o primeiro Doutor da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O presidente da banca examinadora destacou a importância da participação do coronel Gonçalves. “Agradeço a disponibilidade do professor Gonçalves para participar de mais esta banca, pois além de sua relevante formação acadêmica, ele está aplicando vários projetos piloto no 14 º BPM, aliando a teoria com a prática”, afirma o professor João Bosco.
Para o comandante Gonçalves, o amigo Pelozato é um excepcional profissional, qualificado e comprometido que contribui para potencializar a formação de uma massa crítica acadêmica/profissional na PMSC, que já conta com especialistas, mestres e doutores. “Nossa preocupação é com as pessoas, por meio da preservação da ordem pública. Assim, a gestão do comando do batalhão, está pautada no investimento em preparação, inovação, tecnologia, inteligência e comunicação social. Acreditamos que é fundamental para a atividade policial utilizarmos recursos científicos e tecnológicos, isso nos impulsiona na busca incessante de produtos inteligentes, característica agregada pelo conhecimento, como a sugestão apresentada pelo major Pelozato, que pode ser ajustada aos diversos momentos – da formação inicial, especializações, educação continuada, etc. Propomos parceria para tirar esse estudo do papel e aplicarmos como projeto piloto em Jaraguá do Sul”, finaliza Gonçalves.
Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do SulComando Retornar para Home