Comandante do 14º BPM participa de comitê técnico em Brasília
Entre os dias 05 a 07 de agosto, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou da 2ª Reunião do Comitê Técnico de Revisão da Doutrina de Inteligência de Segurança Pública como consultor do Comitê Técnico e coordenador dos trabalhos pela Polícia Militar.
O evento aconteceu na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília (DF). A atividade de Inteligência de Segurança Pública é o exercício permanente e sistemático de ações especializadas para a identificação, o acompanhamento e a avaliação de ameaças reais ou potenciais na esfera de Segurança Pública, orientadas para a produção e a salvaguarda de conhecimentos necessários para subsidiar o governo federal e os estaduais na tomada de decisão, no planejamento e na execução de uma política de Segurança Pública. A Coordenação Geral de Inteligência (CGI), com a apresentação da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP), uma significativa contribuição para toda a comunidade. O coronel Gonçalves comenta que no mês de abril, deste ano, propôs para uma turma de pós graduação, durante o processo de ensino-aprendizagem, a elaboração de uma proposta para criação de uma Doutrina Estadual de Inteligência de Segurança Pública, que foi prontamente aceita e elaborada.
O coronel Gonçalves é pós-doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador da área de pesquisa em Inteligência de Segurança Pública da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A busca por soluções criativas para demandas atuais e emergentes, subsidiadas por conhecimento, inovações e tecnologias são constantemente incentivadas pelo comandante Gonçalves, sendo que o reconhecimento de seu trabalho venho, mais uma vez, quando foi escolhido juntamente com outros 17 participantes de todo o território nacional para fazer parte deste importante grupo que busca a cooperação interestadual nas ações de prevenção e atuação para a segurança pública e o bem estar das pessoas.
Para o comandante Gonçalves foi uma honra participar deste importante comitê e representar mais uma vez Santa Catarina no contexto nacional, sendo que as ações propostas na reunião têm como objetivo prever, prevenir, neutralizar e, quando necessário, reprimir atos ilícitos e criminosos que afrontem a ordem pública e a paz social. “Voltamos ainda mais motivados em dar continuidade a nossa atual política de comando, de preparação e aproximação, pois este evento foi mais um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, destaca Gonçalves.
Por Shirley Elizabeth Sjoeberg Teles
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Jaraguá do SulComando Retornar para Home