Comandante do 14º BPM participa de debate sobre Drogas na Câmara de Vereadores
Na última terça-feira (03), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou da audiência pública sobre políticas públicas para o enfrentamento do uso de substâncias psicoativas, realizada na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.
O presidente da câmara municipal, José Ozório de Ávila, atendendo ao requerimento do vereador Jair Pedri, oportunizou um debate envolvendo autoridades, entidades e a comunidade sobre o tema drogas lícitas e ilícitas. “Sabemos que existe muita coisa sendo feito sobre este assunto, mas podemos e devemos fazer mais. O objetivo desta audiência é ouvirmos o que a comunidade e os especialistas na área pensam sobre o que esta sendo feito no município”, explicou Jair. O convite para participar da audiência pública foi feito pessoalmente pelo vereador Jair ao comandante Gonçalves.
Para o promotor de justiça, Rafael Meira Luz, estamos inseridos numa sociedade de abusos, inclusive de drogas, onde a família também não faz o seu papel e empurra esta responsabilidade para o Estado. “Percebemos um esforço muito grande em Jaraguá do Sul para mudar esta situação, mas algumas lacunas ainda precisam ser preenchidas. Não podemos aceitar mais políticas de diminuição de danos, pois sabemos que 90% dos atos infracionais tem envolvimento direto ou indireto com as drogas. Isto está acabando com nossas famílias, precisamos, juntos, mudar esta realidade”, afirmou Meira.
Segundo o vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Jaime Negherbon, todos estão envolvidos e comprometidos com a causa. “Este é um problema que atinge todo o Brasil, independente da classe social. Apesar do pouco efetivo das policias, elas tem feito um excelente trabalho em Jaraguá do Sul. Sabemos que temos alguns problemas pontuais que precisam ser trabalhados”, discursou Jaime.
O secretário de saúde de Jaraguá do Sul, Ademar Possamai, antecipou que o município contará com uma unidade de acolhimento, além de já contar com Centros de Atenção Psicossocial (Caps). “Pretendemos atender os usuários e dependentes químicos em todos os horários, bem como ter um local adequado para o acompanhamento e tratamento dos que precisam”, explicou Ademar.
Já o comandante Gonçalves explicou que graças a sinergia entre Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário, Jaraguá do Sul e região conseguem atuar de forma mais efetiva no combate as drogas. “Mas sabemos que podemos fazer mais e melhor, é preciso rever algumas leis, bem como ter uma estrutura especializada para atender e tratar os dependentes e usuários de drogas. O que tem sido feito também é importante ser lembrado, pois a Polícia Militar formou em Jaraguá do Sul e região mais de 60 mil alunos pelo Proerd, com a proposta de levar e debater o assunto com nossas crianças e adolescentes”, lembrou Gonçalves.
Na oportunidade o coronel Gonçalves citou o projeto Cidadão da Paz, que buscará antecipar e preparar os adolescentes para uma cidadania plena e atuante, e o Observatório de Inteligência Social, que desenvolverá uma rede de informações com apoio da prefeitura de Jaraguá do Sul, em especial da secretária de Assistência Social, Emanuela Wolff, do secretário de Educação, Elson Quil Cardozo, do secretário de saúde, Ademar Possamai, e do secretário de desenvolvimento regional do Estado, Lio Tironi. “Também sabemos que poderemos contar como aliados nestes projetos: o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Polícia Civil e os Bombeiros Voluntários, para iniciarmos ambos os projetos no início de 2014”, destacou Gonçalves.
Texto: Soldado Jorge Luís Sedres Mendes
Participe do grupo de notícias do 14º BatalhãoTags: * Corupá* Guaramirim* Jaraguá do Sul* Massaranduba* SchroederComunidade Retornar para Home