Na manhã desta quinta-feira, 2, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva participou da sessão da Câmara de Vereadores para apresentar os Policiais Militares que efetivamente fazem parte das Redes de Prevenção e em especial a Rede Catarina de Proteção à Mulher.
Estiveram presente, o Tenentes Lucas Ferreira Bélico, a Sargento Monalisa Maurissens, o Sargento Clodoaldo Gonçalves Padilha e a Sd Bruna da Silva.
Fez o uso da palavra e a apresentação do Programa Rede Catarina, a sargento Monalisa, que falou sobre o atendimento realizado pela equipe do 14º Batalhão e mostrou um resumo dos atendimentos realizados no ano de 2020 e 2021 em Jaraguá do Sul.
A Polícia Militar registrou 645 ocorrências de violência familiar no ano de 2020 e até 31 de agosto deste ano foram registradas 351 ocorrências.
O principal trabalho da Rede Catarina é tentar prevenir a violência contra a mulher e com esta intenção todas as ocorrências que tenham algum tipo de agressão são registradas e posteriormente a Sd Bruna faz contato com a mulher envolvida. Este contato serve para mostrar para as mulheres vítimas de violência, que existe uma rede de apoio e é repassado todas as informações para que a mulher tenha conhecimento dos seus direitos e de que forma pode agir diante destas situações.
Apenas no ano de 2021, foram expedidas 266 Medidas Protetivas, as quais são monitoradas e fiscalizadas pela Rede Catarina, que faz contato com a vítima para saber da situação, assim como também é realizado o contato com o agressor para orientação sobre as restrições dirigidas a ele e quais as consequências se descumprir as medidas. Atualmente 40 mulheres estão cadastradas com o botão do pânico em Jaraguá do Sul, caso elas acionem este botão a Central Regional de Emergências (CRE) de Jaraguá do Sul é acionada e através da localização do celular da vítima uma viatura fará o atendimento de urgência.
Toda e qualquer emergência ligue para o 190 ou baixe o aplicativo PMSC Cidadão para solicitar atendimento via aplicativo.
Tags: * Jaraguá do SulInstitucional Retornar para Home