Vereador de Jaraguá do Sul apresenta projeto à Polícia Militar

14/11/2013 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Guarda Municipal 

Na tarde desta quinta-feira (14), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, recebeu a visita do vereador Jocimar dos Santos de Lima, que entregou a minuta do projeto da Guarda Municipal.

A iniciativa da visita partiu do próprio vereador Jocimar, após a participação do comandante Gonçalves na última plenária da Acijs, onde foram demonstrados aos empresários elementos de convicção que contra indicam a criação da Guarda Municipal. A assessoria do vereador agendou uma visita no batalhão para tratar do assunto.

Na pauta da reunião estava o projeto de implantação da Guarda Municipal, que está sendo proposto pelo vereador. “Queremos ser parceiros da polícia e pretendemos colocar 40 guardas municipais na cidade. Jaraguá do Sul é uma cidade violenta, minha residência foi furtada cinco vezes, precisamos de guardas municipais por toda a cidade”, afirmou Jocimar.

Segundo o chefe de operações, major Gildo Martins de Andrade Filho, os 40 guardas municipais, devido a escalas, férias, licenças e atestados, trabalharão em equipes de aproximadamente quatro guardas por turno e, com certeza, não conseguirão atender a todo o município. “Todos os municípios com guarda, seja municipal ou de trânsito, estão com os índices de criminalidade piores do que Jaraguá do Sul. A guarda municipal, assim como qualquer um do povo, pode prender em flagrante delito, mas não pode conduzir, ou seja, para qualquer situação a Polícia Militar precisará ser acionada. Deveríamos destinar nossos esforços e unir nossas forças políticas para aumentarmos o efetivo das polícias na região”, explicou Andrade.

O presidente da Câmara de Vereadores, José Ozorio de Ávila, se posicionou contrário à implantação da Guarda Municipal. “Jaraguá do Sul é uma cidade privilegiada, possuí baixíssimos índices de criminalidade, além de contarmos com uma Polícia Militar extremamente atuante e preparada:

Na oportunidade, o vereador trouxe exemplos das guardas de Joinville e de Balneário Camboriú. “Esse projeto não será cabide de empregos, é uma proposta feita pelos que me elegeram, onde eu e meus assessores elaboramos, pessoalmente, o projeto. Sabemos que quem faz a segurança do povo é a polícia”, explicou Jocimar.

Para o comandante Gonçalves, “este tipo de debate é saudável para a sociedade, embora devesse ter acontecido anteriormente, pois conversando podemos argumentar tecnicamente com informações, dados, fatos e situações que nossa lide profissional e desenvolvimento acadêmico proporcionam para a convergência no atendimento das demandas da Segurança Pública e da preservação da Ordem Pública. Queremos o melhor para a cidade. A Polícia Militar trabalha pelo interesse coletivo e o nosso compromisso, desde que chegamos ao 14º BPM, é fazermos o melhor para Jaraguá do Sul e região, tanto que nossa gestão é pautada em parcerias, cooperações e inovações, buscando sempre, e para todos, o bem estar e a paz social”.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão