Trânsito e Comunidade: 14º BPM realiza treinamento de trânsito com Consegs

09/04/2014 | Compartilhe:

No último sábado (5), o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou treinamento de trânsito aos integrantes dos Conselhos de Segurança (Consegs) de Jaraguá do Sul.

Segundo o subcomandante do 14º BPM, major Gildo Martins de Andrade Filho, que também é responsável pelos Consegs de Jaraguá do Sul e região, o treinamento abordou alguns dados e informações sobre trânsito, os principais tipos e causas de acidentes, algumas ações de comportamento defensivo e regras gerais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “É fundamental o envolvimento da comunidade nas questões de Segurança Pública, sendo que, no trânsito, todos nós estamos envolvidos, por isso, buscamos disseminar a cultura de educação e prevenção no trânsito. Com ações deste tipo, a parceria entre comunidade e Polícia Militar está sendo cada vez mais aprimorada e constantemente consolidada”, explica Andrade.

O soldado Jocimar Pedroso Alves também participou do evento, realizado na sede do batalhão, e contou com a presença da presidente da Associação dos Conselhos de Segurança do Baixo Vale do Itapocu (Aconseg), Karin Krause, além de membros do movimento Marcha do Silêncio. Para o comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, esta é uma das diretrizes de sua gestão: estar próximo e interagir com toda a comunidade. “Buscamos e incentivamos este tipo de aproximação com toda a comunidade, bem como, parcerias com todos os segmentos da sociedade. Segurança e educação devem andar juntas na busca por uma Segurança Pública de excelência para Jaraguá do Sul e região”, destaca Gonçalves.

Um estudo divulgado pela Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil ainda tem uma média ruim de fatalidades em colisões de trânsito. Apesar de não estar entre os 25 piores, o país ficou em 42º lugar, com 22 mortes para cada 100 mil pessoas. Segundo reportagem da Revista Veja, em dezembro de 2013, morre-se mais em acidentes de trânsito do que por câncer, sendo que as novas estatísticas mostram que a violência no trânsito é a segunda maior causa de morte no país, à frente até de homicídios.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

 

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++