Trabalho de Conclusão de Curso

02/12/2014 | Compartilhe:

Comandante do 14° BPM participa de banca avaliadora de TCC em Jaraguá do Sul

Na noite da sexta-feira (21), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou como integrante da banca avaliadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado como pré-requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Educação Física da Faculdade Jangada, em Jaraguá do Sul.

Os alunos que apresentaram o TCC tem ligação direta com o 14º BPM. O soldado Marcio Pires da Cunha atualmente trabalha na Central Regional de Emergência (CRE-190) e a Fernanda Luísa Wittkowski é estagiária da academia do batalhão. O título da obra foi “O Treinamento Físico Aplicado na Precisão do Tiro do Policial Militar”, sendo o orientador do trabalho o professor especialista Luiz Carlos Rodrigues da Silva. Segundo o policial Cunha, a justificativa do problema com o atual estudo pretendeu verificar se o treinamento físico regular e com acompanhamento apresenta resultados no que diz respeito à precisão do tiro policial.

Segundo o estudo dos alunos, conclui-se que o treinamento físico aplicado em um grupo de policiais do 14º BPM, na maioria sedentários, com objetivo de melhorar a precisão do tiro policial não apresentou um resultado com valores satisfatórios. Pode-se afirmar que a prática regular de atividade física traz muitos benefícios para a saúde, bem estar e aptidão física, em especial aos policiais. “No que está relacionado ao tiro policial, por se tratar de uma atividade física, não nos resta dúvidas de que, com um trabalho específico cercado de outros quesitos como, mais tempo de treinamento, por exemplo, trará resultados positivos para o policial e em especial para a corporação”, explica Fernanda.

O comandante Gonçalves parabenizou os acadêmicos pelo estudo, lembrando que temas como este são importantes, afinal, tratam especificamente de assuntos ligados à atividade policial. “Incentivamos a busca pelo conhecimento e capacitação, principalmente quando o tema está ligado, diretamente, ao bem estar e saúde do policial militar. Implantamos em 2012 o Projeto Interdisciplinar para Saúde Policial, que proporciona aos policiais do 14º BPM um programa de apoio e incentivo contínuo a atividade física e a qualidade de vida. Neste ano inauguramos a Formação Sanitária, que já conta com médico e dentista. Buscamos desenvolver condições ideais para a prontidão física, mental e social, para que nosso policial consiga prestar um serviço de excelência em nossa sociedade”, afirma Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online