Soldado do 14º BPM participa do curso de Medicina Veterinária em Contagem – MG

23/04/2015 | Compartilhe:

No último sábado do mês de março (28), ocorreu o Curso K9 – Medicina Veterinária, realizado nas dependências da 2ª Companhia de Missões Especiais da Polícia Militar, na cidade de Contagem, Minas Gerais. O soldado Marcos Paulo Cattoni, do Canil setorial do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), de Jaraguá do Sul, participou da instrução.
Vários instrutores de renome participaram do evento, destacando-se o médico veterinário Nuno Paixão, de Portugal. Este médico é um dos pioneiros da medicina veterinária de desastres e catástrofes e da medicina tática em seu país. Teve destaque em vários eventos catastróficos, como o 11 de Setembro, O Furacão Katrina, além de missões da ONU no Afeganistão e Iraque.
O curso abordou temas como:
– Equipamentos táticos e de emergência e primeiros-socorros de cães;
– Procedimentos de emergência em trauma de cães policiais;
– Evacuação tática de cães feridos;
– Cuidados médicos a cães debaixo de fogo;
– Emergência médica de cães em ambiente tático.
Também houve exercícios de busca e captura em mata, além de instrução de treinamento de faro de explosivos na sede da 1ª Companhia de Policiamento com Cães, na cidade de Belo Horizonte.
O soldado Cattoni ressaltou a importância da qualificação para a evolução qualitativa do Canil Setorial do 14º BPM, haja vista que um cão, para ficar pronto para o atendimento de ocorrência, demanda tempo em treinamentos e investimentos, e os policiais condutores podem evitar ou amenizar o risco de morte do cão em situações críticas.
Cattoni agradece o comandante do Pelotão de Policiamento com Cães, da 2ª Companhia de Missões Especiais, tenente Bruno Alves Pardini, pela oportunidade ímpar; bem como o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Rogério Vonk, grande incentivador do Canil Setorial e sua busca pelo aprimoramento técnico.

 

Texto: Sgt Luiz Wiltner

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++