Retrospectiva 2014: Comandante do 14º BPM faz balanço positivo do ano em Jaraguá do Sul e região  

28/12/2014 | Compartilhe:

Mais um ano se encerrando e o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, juntamente com sua equipe de gestores, realizou um balanço e análise do ano de 2014, avaliando os pontos fortes, aqueles que demandam ajustes e as oportunidades, concluindo que foi feito mais e melhor do que o ano anterior, que já tinha sido muito positivo para a Segurança Pública de Jaraguá do Sul e região.

O comandante Gonçalves ratifica que sua política de comando está sendo baseada no seguinte tripé: saúde policial (física, mental e social), preparação técnica profissional (formação, educação continuada, inovação e tecnologia) e produção do conhecimento (inteligência, corregedoria e comunicação social). “Nos relacionamos e nos aproximamos de todos, além de buscarmos construir, nestes três anos e três meses, juntos, uma Segurança Pública de excelência para nossa região, sempre incentivando quem busca fazer diferente para fazer a diferença nos resultados”, afirma Gonçalves.

Projetos importantes foram realizados neste ano, como a reestruturação de toda a rede de informática do 14º BPM, que estava obsoleta, e contou com a parceria e recursos da Justiça Federal, através do doutor Sérgio Eduardo Cardoso, da 1ª Vara Federal de Jaraguá do Sul. Outro projeto essencial para o batalhão foi a construção do Canil Setorial, que teve verba da SDR e parceria da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, e está em fase de acabamento e conclusão, sendo este um projeto idealizado no início da gestão do comandante Gonçalves, e para o próximo ano o 14º BPM contará com cinco cães, preparados para atuarem em busca e captura em mata, faro de entorpecentes, guarda e proteção, eventos, trânsito, abordagens, apoio e ocorrências policiais diversas, e uma estrutura ainda mais completa para o Canil, para atendar Jaraguá do Sul e região de forma mais adequada e preparada.

O subcomandante do 14º BPM, Gildo Martins de Andrade Filho, a exemplo de anos anteriores o batalhão teve efetiva participação no policiamento e fiscalização do trânsito nas cidades que compõem a circunscrição do 14º BPM (Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder). “Essa fiscalização, mais do que representar uma atribuição legal da Polícia Militar, é de suma importância para a segurança pública, pois quanto maior for a fiscalização de trânsito menor a probabilidade de ocorrências criminais em razão do crime também passar pelo trânsito. Merece destaque, ainda, a forte fiscalização em desfavor de condutores sob efeito de álcool. A exemplo de anos anteriores o 14º BPM se destaca como uma das unidades da PMSC onde mais são aplicadas infrações dessa natureza, onde na área do Batalhão (cinco municípios) foram aplicadas 402 autuações de trânsito. Em 362 destas autuações redundaram, também, na ocorrência do crime de embriaguez”, explica Andrade.

Outro ponto que merece destaque diz respeito a mais uma campanha de trânsito realizada em Jaraguá do Sul. Com o tema “O trânsito revela a sua cara” a campanha foi idealizada pela Prefeitura Municipal em parceria com as Polícias Militar e Civil e contou com a realização de uma série de atividades com farta distribuição de material educativo. “Por tudo que foi feito e ciente de que há muito ainda por fazer o 14º BPM não medirá esforços para continuar a realizar um serviço de excelência também na área de trânsito”, ratifica Andrade.

Para o chefe da logística e do financeiro (P4), tenente Edson Jesus da Silva, o ano de 2014 foi de investimentos para o 14º BPM, sendo que foi feito a aquisição de um ônibus com capacidade para 30 passageiros. Foram construídas três salas, reformado a sala do Comitê Regional da Afapom e a da Formação Sanitária, bem como, feito melhorias na sala do Observatório de Segurança, com instalação de painel com TVs de 47”. Foram adquiridos, através do convênio com a prefeitura municipal de Jaraguá do Sul, dois conjuntos completos de fardamento para cada policial da sede do 14º BPM. “Também efetuamos a ampliação e aquisição de novos e modernos equipamentos para a academia de musculação, além de efetuado licitação para aquisição de novas viaturas, fardamentos e equipamentos, através dos convênios municipais”, informa Edson.

Para o comandante da 1ª Companhia do 14º BPM, capitão Carlos Augusto Sell Júnior, neste ano o maior desafio foi o gerenciamento do efetivo, por conta, principalmente, da quantidade de policiais que alcançaram a Reserva Remunerada (aposentadoria militar) e mudança da legislação que regula os turnos de serviço. “Para que não fosse prejudicado o serviço prestado a sociedade, investiu-se ainda mais no aprimoramento técnico dos policiais e compra de equipamentos. Um dos destaques foi o treinamento para o uso de Carabinas CT30 calibre .30M1 e Fuzis ParaFAL calibre 7.62, armas modernas que possibilitam um enfrentamento a altura da criminalidade que se apresenta cada vez mais organizada e armada. O reflexo deste investimento é percebido em ocorrências de altíssima periculosidade, como foi o caso da Mega Operação em Schroeder, quando criminosos fizeram os caixas eletrônicos de um supermercado no centro de Jaraguá do Sul e resolveram enfrentar a Polícia Militar com arsenal pesado, sendo o resultado dessa operação positivo e exitoso para a sociedade”, completa Sell.

O chefe da CRE-190, do Proerd e corregedor do 14º BPM, tenente Antônio Benda da Rocha, lembra que neste ano o batalhão teve a grata satisfação de completar 15 anos de desenvolvimento do Proerd, sendo mais de 62 mil crianças formadas nesse período em toda área do 14º BPM. O Policial Proerd leva até nossas crianças e adolescentes informações sobre as drogas e a violência, sendo direcionado ao Aluno Proerd uma reflexão para que Polícia Militar, Escola e Família consigam torna-lo um cidadão mais “Seguro, Saudável e Responsável”.

A Central Regional de Emergências (CRE-190) realizará o fechamento deste ano com o surpreendente número de mais de 120 mil chamadas atendidas, em todos os municípios do 14º BPM. O 14º BPM, no início de 2015, terá toda uma reformulação de seu sistema de atendimento da CRE-190, além do uso da tecnologia, onde o policial militar não utilizará mais formulários, mas somente com um tablete, que proporcionará interação e agilidade, desde o auto de infração de trânsito até a prisão em flagrante de forma toda virtual, com áudio e vídeo de toda a ocorrência. “A PMSC fará uma reestruturação em seu sistema de comunicação, modificando o atual para a plataforma digital, o que dificultará que as conversas dos policiais sejam copiadas e ainda assim cria a possibilidade que de um celular o policial consiga falar via rádio com a CRE-190. Outra novidade com a reformulação do sistema de atendimento da CRE-190 é que os policial poderão acompanhar em tempo real os pontos de vídeo monitoramento de Jaraguá do Sul e região”, comemora Benda.

O 14º BPM é digno de manter um status de policiais extremamente preparados com excelente conduta disciplinar profissional, sendo a Corregedoria sempre muito ativa em todos os episódios que envolvam policiais, apurando todas as circunstâncias.            “Esta Seção mantém sempre as portas abertas para ouvir a comunidade e os policiais, sendo que para o próximo ano deve implantar um sistema de filmagem para os depoimentos e oitivas em seus procedimentos, bem como, buscará viabilizar uma equipe de operações para melhor apuração das denúncias”, destaca Benda.

Segundo o comandante Gonçalves, em seu primeiro ano de comando o foco foi orientado no restabelecimento das relações do 14º BPM, o segundo ano foi concentrado na aproximação com as pessoas, já o terceiro ano foi trabalhado na consolidação de parcerias. “Estamos extremamente satisfeitos com a aceitação de nossa política de comando por toda sociedade, bem como, a participação de toda a tropa e comunidade em nossa gestão. Para o quarto ano iremos focar nossos esforços para a consolidação dos projetos: Mestrado Profissional em Segurança Pública, Analista de Inteligência, Biblioteca do 14º BPM, Conheça seu Vizinho, Ampliação do Batalhão, Escola de Trânsito, Cidadão da Paz, Seminário de Inteligência e Segurança Pública. Outra prioridade será a implantação da 12º Região de Polícia Militar em Jaraguá do Sul, fato já anunciado pelo secretário Grubba em setembro, pois, desta forma, teremos uma maior autonomia e gerenciamento em questões como recursos, viaturas e efetivo, além da possibilidade de elevarmos vários projetos a nível regional. Nossa expectativa para o próximo ano é de que seja um ano ainda melhor, pois buscamos uma Segurança Pública de excelência para nossa sociedade. Desejo a todos um Feliz Natal, boas festas e um ano de 2015 inenarrável”, finaliza Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++