Retrospectiva 2013

17/12/2013 | Compartilhe:

Comandante do 14º BPM faz balanço de 2013

 Nos aproximamos do encerramento de mais um ano e o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, realizou o balanço da gestão em 2013, avaliando os pontos fortes, aqueles que demandam alguns ajustes e oportunidades, concluindo que fizemos mais e melhor que o anterior, que já tinha sido muito positivo para a segurança pública em Jaraguá do Sul e região.

O comandante Gonçalves reforça que sua política de comando está sendo baseada no seguinte tripé: saúde policial (física, mental e social), preparação técnica profissional (formação, educação continuada, inovação e tecnologia) e produção do conhecimento (inteligência, corregedoria e comunicação social). “Buscamos nos relacionar e nos aproximar de todos, sempre com respeito e educação. Construímos estes dois anos e três meses, juntos, sempre incentivando quem busca fazer diferente para fazer a diferença nos resultados. Mas tudo isto só foi possível graças ao apoio da minha equipe de trabalho do 14º BPM, comunidade, autoridades, empresários, imprensa, amigos e, principalmente, família. Espero ficar por pelo menos mais outros dois anos aqui nesta cidade que admiro e fiz muitos amigos”, afirma Gonçalves.

Neste ano, Jaraguá do Sul e região ganharam uma turma do Curso de Formação de Soldados (CFSd), com 33 novos policiais que se formarão na metade de 2014, novas viaturas, aquisição de armamento, investimento em treinamento e capacitação de policiais, além da consolidação de projetos como a reativação do Pelotão de Policiamento Tático (PPT), Canil Setorial, Comando Itinerante e Observatório de Inteligência, bem como, a implantação de novos projetos: Comando Presente, Sensores de Inteligência e Escola Segura.

Para o coronel Gonçalves, o investimento em projetos como o Comando Itinerante e o Comando Presente têm como objetivo o diálogo com a comunidade e toda sua equipe, que deve ser diário, sendo que as mais diversas parcerias estão sendo criadas, aprimoradas e consolidadas. “Nossa gestão é pautada no investimento em preparação (teoria e pratica profissional), inovação (novas metodologias para resolução de problemas decorrentes e emergentes), tecnologia (ferramentas de apoio para potencializar o policial), inteligência (atividade de antecipação, produção do conhecimento e assessoramento ao processo decisório) e comunicação social (estratégias de aproximação presencial e virtual com a sociedade). Continuaremos investindo nas mais variadas parcerias, pois estamos avançando na busca de melhores resultados, além de termos uma ótima aceitação de toda a sociedade”, destaca Gonçalves.

Na parte de responsabilidade social, o coronel Gonçalves, juntamente com os secretários de educação, saúde, habitação, assistência social e o prefeito de Jaraguá do Sul, está lançando o seu mais novo projeto: Observatório de Segurança Social. “Esta união pretende consolidar, por meio de sinergia e ações conjuntas, uma parceria com foco nas demandas sociais, pautada na gestão compartilhada na busca pela resolução dos problemas sociais de nossa cidade”, explica Gonçalves.

Projetos Implantados (13):

– Amigo do 14º BPM;

– Reativação do PPT;

– Saúde Policial: Projeto Interdisciplinar;

– Academia;

– Canil Setorial;

– Comando Itinerante;

– Comando Presente;

– Observatório de Inteligência;

– Sensores de Inteligência;

– Câmeras de Segurança;

– Comunicação Social;

– Aquisição de Equipamentos e Armamentos;

– Escola Segura.

Projetos Lançados (19):

– Construção do Canil Setorial;

– Mestrado profissional em Segurança Pública;

– Analista de Inteligência;

– Comportamento Preventivo;

– Biblioteca do 14º BPM;

– Conheça seu vizinho;

– Estande de Tiro;

– Ampliação do Batalhão;

– Escola de Trânsito;

– Arte, Lazer e Cultura de Paz;

– Cidadão da Paz;

– Polícia Mirim;

– Polícia Ambiental;

– Seminário de Inteligência e Segurança Pública;

– Implantação de Consultório Médico e Odontológico em parceria com a Abepom;

– Tecnologia e Segurança;

– Central Regional de Emergência;

– Instalação de notebooks nas viaturas;

– Observatório de Segurança Social.

Neste ano o comandante Gonçalves teve envolvimento nacional com a Segurança Pública, participando do Comitê Técnico de Revisão da Doutrina de Inteligência de Segurança Pública, como integrante do Comitê Técnico pela Polícia Militar, em Brasília (DF), onde, mais uma vez, representou o estado de Santa Catarina no cenário nacional. O coronel Gonçalves é pós-doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador da área de pesquisa em Inteligência de Segurança Pública da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Assim como no ano anterior, neste ano o professor Gonçalves ministrou aulas em cursos de pós-graduação, em Gestão da Segurança Pública na Faculdade Ação e no Curso de Inteligência Criminal pela Unidavi/Senasp/SSP-SC e compôs várias bancas como avaliador de pós-graduação, mestrado e doutorado, em várias cidades do Estado, sendo que as participações em cursos de formação, capacitações e treinamento, bem como, desenvolve o exercício continuado de ações pautadas na união da teoria com a pratica, são constantemente incentivadas e apoiadas pelo comandante Gonçalves.

Segundo o coronel Gonçalves, em seu primeiro ano de comando o foco foi orientado no restabelecimento das relações sociais: profissionais e pessoas, poderes constituídos e sociedade, e nas relações humanas entre os policiais militares na caserna e com os cidadãos. Este segundo ano foi concentrado na gestão estratégica do conhecimento, na aproximação com as pessoas e no fortalecimento das cooperações. Para o terceiro ano de comando trabalharemos na consolidação de parcerias, na união das forças – que continuam construindo um futuro melhor, e na máxima que Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. “Estamos extremamente satisfeitos com a aceitação de nossa política de comando por toda a comunidade e os integrantes de nossa equipe. Nossa expectativa para o próximo ano é de que seja um ano ainda melhor, pois nosso principal objetivo é continuar nossa gestão pautada em parcerias e aproximações com toda a sociedade, consolidar os projetos idealizados e criar outros, focando na proteção das pessoas e patrimônios para construção de uma melhor qualidade de vida e da segurança social. Desejo a todos um Feliz Natal e um ano de 2014 gigante”, finaliza Gonçalves.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++