Retrospectiva 2012

13/12/2012 | Compartilhe:

Comandante faz balanço positivo do 14º BPM

Mais um ano esta chegando ao fim e o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, realizou um balanço de 2012, avaliando os pontos fortes e aqueles que podem demandar ajustes, chegando a conclusão de que este foi um ano muito positivo para a segurança pública em Jaraguá do Sul e região.

O comandante Gonçalves destaca que sua política de comando está baseada no seguinte tripé: saúde policial (física, mental e social), preparação técnica profissional (formação, educação continuada, inovação e tecnologia) e produção do conhecimento (inteligência, corregedoria e comunicação social). Na área de segurança pública a região ganhou novos policiais militares, aquisição de viaturas e armamento, treinamento e capacitação de policiais, reativação do Pelotão de Policiamento Tático (PPT), implantação do canil e Observatório de Inteligência, além de termos a promessa do secretário de Segurança Pública do Estado, César Augusto Grubba, de que o 14º BPM ganhará uma Ford Edge para o PPT, ainda este ano.

Falando especificamente deste ano, no 14º BPM, Gonçalves comenta que empreendeu a aproximação, a cooperação e a colaboração, satisfeito com a receptividade e aceitação de toda a comunidade e de sua equipe, em relação ao seu trabalho, conseguindo avançar na capacitação e inovação, prova disso são os 18 projetos idealizados em seu comando. Para 2013 a expectativa é de que seja um ano ainda melhor, pois o principal objetivo do comandante é continuar esta aproximação com a sociedade, através do Comando Itinerante, além de consolidar o Observatório de Segurança, ampliar a sede do 14º BPM, inclusive com a construção de um estande de tiro, e a implantar o projeto Cidadão da Paz, que procura envolver os alunos do ensino médio das escolas estaduais, municipais e particulares de Jaraguá do Sul e região, com um olhar para construção e manutenção da paz.

Projetos implantados:

Amigo do 14º BPM

O comandante dentro da política de consolidar a sinergia interinstitucional e de aproximação das pessoas, no local onde ocorre a vida real, instituiu por meio da portaria nº 001/ COMANDO14º BPM/ 2012, o título “Amigo do 14º BPM”. A presente honraria busca prestar uma justa homenagem do comando do 14º BPM as pessoas físicas e jurídicas que tenham vínculos diretos ou indiretos com os cinco municípios integrantes da circunscrição do 14º BPM, e que tenham prestado relevantes contribuições e parcerias que tenham por objetivo a segurança, o bem comum e a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Reativação do PPT

O Pelotão de Policiamento Tático (PPT) estava desativado quando o comandante Gonçalves assumiu o comando do 14º BPM. O PPT foi reativo, pois além de ser de suma importância no serviço policial, é o responsável por atender as ocorrências de alto risco e voltou a atuar para dar uma pronta-resposta e estar à disposição da população de Jaraguá do Sul e região.

Saúde Policial: Projeto Interdisciplinar

O projeto Interdisciplinar para Saúde Policial tem como objetivo incentivar a prática de atividade e saúde física, contribuindo para o aprimoramento e manutenção de suas habilidades e técnicas policiais, buscando uma melhoria no condicionamento físico e na qualidade de vida. O espaço para saúde policial está disponível para todos os policiais 24 horas por dia, na sede do 14º BPM, conta com uma academia bem equipada, um policial da área de educação física trabalhando diariamente, avaliações físicas, palestras, tatame e equipamentos para pratica de artes marciais.

Canil do 14º BPM

Em 2012 Gonçalves trouxe uma novidade para Jaraguá do Sul e região, implantou o canil setorial do 14º BPM, que esta em ritmo de treinamento intensivo para atuar com busca e captura em mata, faro de entorpecentes, guarda e proteção. Os treinos acontecem diariamente, para que a partir de Janeiro do próximo ano os policiais e cães estejam aptos e presentes em várias atividades policiais do 14º BPM, auxiliando Jaraguá do Sul e região. Neste ano o Canil já participou e auxiliou em diversas ocorrências, mostrando que está inovação já está dando certo.

Comando Itinerante

O objetivo deste projeto é aumentar a integração do comando do batalhão com todas as cidades pertencentes à corporação, estando mais próximo da comunidade. A Polícia Militar ao lado do cidadão, onde ocorre a vida real.

Observatório de Inteligência

No Observatório de Inteligência – Segurança Pública e Cultura de Paz, será produzido conhecimento estratégico através de levantamento, gerenciamento e análise de informações relacionadas à Segurança Pública, servindo de assessoramento qualificado de apoio ao processo decisório, aplicáveis na prevenção do crime e da violência.

Câmeras de Segurança

Em 2012 o 14º BPM instalou mais 20 câmeras na região, totalizando 60 câmeras na área do batalhão que estão em locais estratégicos de monitoramento, auxiliando e agilizando o policiamento, estando este serviço à disposição da comunidade.

Comunicação Social

O comandante do 14º BPM, juntamente com o chefe da comunicação social, reestruturou e adequou a comunicação do batalhão para poder suprir a necessidade atual da sociedade e imprensa, entre as principais mudanças estão o novo site e a interação com a comunidade através do facebook e twitter.

Projetos lançados:

Mestrado profissional em Segurança Pública

O reitor do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, professor Robert Burnett, em visita ao comandante do 14º BPM, retomou os ajustes para a criação de um Mestrado Profissional em Segurança Pública destinado a profissionais da área, visando a capacitação e qualificação dos mesmos. O mestrado deve abrir processo seletivo no inicio de 2013.

Analista de Inteligência

O 14º BPM fará uma parceria com o Senac, cederá o corpo docente e a instituição de ensino a estrutura, para possibilitar a capacitação de analistas de inteligência, com inicio previsto para Janeiro de 2013.

Comportamento Preventivo

Aproveitando sua participação na plenária da CDL e Acijs de Jaraguá do Sul, o comandante Gonçalves convidou os lojistas e associados das entidades para conhecerem a sede do batalhão e ofereceu aos presidentes das entidades uma palestra sobre “comportamento preventivo”, para que possam abordar alguns procedimentos e estimular algumas percepções cautelares e compreenderem como funciona o serviço de inteligência da polícia militar. A data, local e horário das palestras serão organizados pela CDL e Acijs, a polícia militar irá preparar o conteúdo e ministrar a palestra sobre inteligência, pois para o comandante é preciso desmistificar essa imagem de que inteligência é uma atividade secreta com objetivos obscuros.

Biblioteca do 14º BPM

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, o 14º BPM implantará em 2013 sua própria biblioteca. A iniciativa busca facilitar o acesso aos conhecimentos teóricos que fundamentam as ações práticas da polícia militar no cumprimento de sua missão, bem como incentivar a leitura e a busca continuada da excelência humana.

Conheça seu vizinho

O objetivo deste projeto é que as pessoas saibam quem mora ao seu lado para que, se tiver alguma situação fora da normalidade, a polícia militar possa ser acionada e agir rapidamente.

Estande de Tiro

Para 2013 o objetivo do comandante é que o batalhão tenha um estande de tiro indoor, para treinamento e qualificação continua. Junto com o estande também esta previsto a construção de um auditório. O custo deste projeto é de R$ 1.200.000,00.

Ampliação do Batalhão

Um dos grandes objetivos do comandante para 2013 será a ampliação do batalhão, através da aquisição de terrenos ao redor do mesmo, na forma de permuta, que permitirão uma reestruturação e modernização do batalhão, com piscina, pista de atletismo, construção de cenários reais para treinamento operacional, ampliação do estacionamento e atendimento do mesmo, bem como a necessidade de suprir a demanda atual de estrutura, que já está defasada.

Escola de Trânsito

Para ajudar na educação e conscientização dos futuros condutores, e também para que possam ser fiscalizadores dos adultos, o comandante pretende implantar a escola de trânsito em Jaraguá do Sul, para atender todas as demais cidades pertencentes ao batalhão. Investimento: 150.000,00.

Arte, Lazer e Cultura de Paz

O projeto visa envolver família, escola e estado, através da polícia militar, envolvendo ações conjuntas através da arte, lazer, esporte e cultura.

Cidadão da Paz

O projeto trabalhará com crianças de escolas estaduais, municipais e particulares de Jaraguá do sul e região, visando ajudar na formação de verdadeiros cidadãos da cultura de paz, aprendendo a lidar com gerenciamento de crise, mediação, auto estima e interpretação pessoal.

Aproveitando, Gonçalves fala que deseja a todas as pessoas, com as quais estamos convivendo ao longo destes 15 meses, que habitam nos cinco municípios da jurisdição do 14º BPM, “penhoro meus sinceros agradecimentos e meu especial desejo de um natal de muita luz e um ano de 2013 de saúde, paz e prosperidade”.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++