Qualidade de Vida Policial

13/05/2014 | Compartilhe:

Comandante do 14º BPM integra banca avaliadora de mestrado da Udesc

Na última segunda-feira (12), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou como avaliador da banca examinadora da dissertação de mestrado da aluna Franciele Cascaes da Silva, no auditório do Centro de Ciência da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Cefid/Udesc mantém dois cursos, o de Mestrado e o de Doutorado em Ciências do Movimento Humano, independentes e conclusivos. Ambos têm como área de concentração os estudos biocomportamentais do movimento humano, seguindo três linhas de pesquisa: atividade física e saúde, comportamento motor e desempenho no esporte. A mestranda Franciele obteve o título de mestre em Ciências do Movimento Humano, após ter sido aprovada sua apresentação na dissertação intitulada: Exercício Físico, Indicadores Antropométricos, Risco Coronariano e Qualidade de Vida de Policiais Militares.

Segundo a mais nova mestre da Udesc, a pesquisa teve como objetivos revisar, sistematicamente, através de estudos observacionais, produções científicas sobre indicadores antropométricos de obesidade e qualidade de vida de policiais, além de verificar as associações das características ocupacionais e antropométricas de atividade física no lazer com o risco coronariano e qualidade de vida, e comparar os efeitos da natação e caminhada sobre indicadores antropométricos de obesidade, nível de atividade física, risco coronariano e qualidade de vida relacionada às condições de saúde de policiais militares. “Os programas de exercícios realizados foram natação e caminhada. Ficou evidenciado que o exercício físico de natação promoveu melhores efeitos significativos em relação ao exercício físico de caminhada sobre os indicadores antropométricos de obesidade, risco coronariano e para o aumento dos níveis de atividade física no trabalho e atividades vigorosas”, explica Franciele.

A banca examinadora foi composta pelo professor Dr. Rudney Silva (orientador), professora Dra. Andréia Pelegrini, professor Dr. Marcos de Oliveira Machado, além do professor Pós-Dr. José Luiz Gonçalves da Silveira. O coronel Gonçalves é pós-doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC e foi o primeiro Doutor da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O curso de mestrado em Ciências do Movimento Humano foi implantado na Udesc em 1997 e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação por meio do decreto estadual 1574. O curso de doutorado foi implantado em 2009.

Para o comandante Gonçalves, a nova mestra e amiga Franciele abordou um tema extremamente importante para a Polícia Militar, que é a saúde e qualidade de vida do policial, contribuindo de forma cientifica para potencializar a implantação e o desenvolvimento de projetos na área da saúde policial. “Nossa preocupação é com as pessoas, buscamos o bem estar físico, psicológico e social de nossa equipe de trabalho, sendo que, nossa gestão está pautada no investimento em preparação, inovação, tecnologia e saúde policial. Acreditamos ser fundamental para a atividade policial a utilização de conhecimento produzido cientificamente, fato que impulsiona, ainda mais, a busca incansável por novas alternativas, sob o ponto de vista científico, tecnológico e de inovação, para lidar com os problemas recorrentes e emergentes para a segurança das pessoas. Já propomos uma parceria entre Udesc e o 14º BPM para a continuidade deste estudo, pois, sabemos que a mestre Franciele tem intenção de continuar seus estudos no seu doutorado”, finaliza Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++