Proerd forma 214 crianças em Corupá

07/11/2012 | Compartilhe:

Programa de Sucesso

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou da formatura das 214 crianças, do 5º ano, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), realizada no Ginásio da E.M.E.F Aluísio Carvalho de Oliveira, em Corupá, nesta quarta-feira (7).

Ao todo, na cidade de Corupá, este ano se formaram 403 crianças, que se uniram aos 56.695 alunos já formados pelos instrutores Proerd do 14º BPM. O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência.

No evento as crianças fizeram apresentações artísticas, a canção e o juramento do Proerd. A aluna Gabriela Stammerjohann, da Escola José Pasqualini, recitou a poesia “Não mate os seus sonhos”, autoria de Amanda Lessa Santos.

Já os alunos da Escola São José, com o objetivo de chamar a atenção sobre o problema do uso de drogas, organizaram uma apresentação baseada no tema “Faz um milagre em mim”. Participam da com texto, poema e a musica cantada e acompanhada de instrumentos musicais, pelos alunos Mariana e Ramon nos violões e pela aluna Simone na flauta doce.

E por último, os alunos da Escola Teresa Ramos apresentaram o “Rap do Proerd”.

Durante a aplicação do programa os alunos que participaram do Proerd escreveram uma redação tendo como tema o Proerd. Aqueles que tiveram as suas redações selecionadas ganharam um mascote Dare (mascote do Proerd) como reconhecimento. Cada turma teve apenas uma redação escolhida.

A melhor redação, que representou os 214 alunos Proerd do 5º ano de 2012 em Corupá, foi a da aluna Gabriela de Souza Dias, da Escola José Pasqualini. Ela ganhou um presente especial, uma bicicleta, doada pelo senhor Curt Linzmeyer, que fez a entrega pessoalmente para a aluna.

Cada professor, regente de cada turma, que participou do Proerd ganhou o mascote Dare. Este mascote simboliza a gratidão e respeito por estes profissionais os quais não medem esforços para educar e direcionar as nossas crianças para uma vida melhor.

O Proerd, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e, principalmente, mais segura. Além do Proerd Pais, existe o curso do Proerd Kids e Proerd, voltados para o quinto e sétimo ano, respectivamente, e que são aplicados diretamente nas escolas.

Encerrando a solenidade o comandante Gonçalves entregou o título “Amigo do 14º BPM” à prefeitura de Corupá, representada pelo prefeito Luiz Carlos Tamanini, e para o senhor Curt Linzmeyer, proprietário da empresa KLC Conectores, simbolizando o reconhecimento e gratidão pelo apoio incondicional que o 14º BPM tem recebido na cidade.

No discurso que encerrou o evento, Gonçalves falou da importância do Proerd nas escolas, pois a paz se faz entre família, escola e estado, e que a participação dos profissionais de segurança do cidadão, neste programa, representa um significativo investimento na prevenção e na conscientização das crianças sobre a importância de dizerem não as drogas e a violência, a partir do envolvimento, comprometimento e colaboração para construção de um futuro mais seguro e uma melhor qualidade de vida.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++