Prevenção ao Crime: 14º BPM apoia Diretoria de Segurança Cidadã em palestra para os Consegs

13/05/2014 | Compartilhe:

Entre os dias 12 e 13 de Maio, o Diretor de Segurança Cidadã, tenente-coronel Luiz Ricardo Duarte, ministrou treinamento sobre Prevenção ao Crime, realizado para os Conselhos de Segurança (Consegs) de Jaraguá do Sul e região, no Centro Pastoral Catequético da Paróquia São Judas Tadeu, em Jaraguá do Sul.

As inscrições para a capacitação foram realizadas no 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com a diretoria de Segurança Cidadã e com a Associação dos Conselhos de Segurança do Baixo Vale do Itapocu (Aconseg), sendo que os tópicos do treinamento foram: formas de agir, prevenir e evitar o crime.

A presidente da Aconseg, Karin Krause, também participou do treinamento. “O curso foi extremamente positivo e agradecemos a vinda do coronel Duarte. A Polícia Militar e o comandante Gonçalves são grandes parceiros dos Consegs, estando sempre presente e ajudando na resolução dos problemas comunitários. Outro fato que deve ser destacado é o trabalho voluntário dos participantes, inclusive, de vários policiais militares que acabam se envolvendo, ainda mais, com a sua comunidade”, destaca Karin.

Cada Conseg tem autonomia para definir suas prioridades, pois, as comunidades possuem diferenças culturais, econômicas e sociais entre si, porém, existem alguns objetivos comuns a todos os Consegs, entre os quais podemos destacar: aproximar e integrar mais a polícia e a população; planejar a ação comunitária e avaliar os resultados; encaminhar coletivamente as denúncias; levar diretamente à autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade; auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade; desenvolver campanhas educativas visando orientar a população.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, lembra, inicialmente, que o tenente-coronel Duarte foi da sua turma no Curso de Formação de Oficiais, na Academia de Polícia Militar, e destaca que os Consegs precisam deste apoio e parceria por parte do Estado e das instituições, sendo o voluntariado digno de elogio, proporcionando o exercício pleno da cidadania. “O diálogo entre Polícia Militar e sociedade deve ser constantemente incentivado, renovado e fortalecido. A Polícia Comunitária visa o envolvimento de todas as pessoas nas questões de cada comunidade, bem como, no auxílio às instituições policiais na busca de soluções para o enfrentamento ao crime. Em nossa gestão, diversas parcerias e aproximações estão sendo diariamente provocadas, desenvolvidas, aprimoradas e consolidadas, através da política de comando de cooperação, participação e inovação, pois acreditamos que este é o caminho para uma Segurança Pública de excelência”, explica Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++