Policial Militar é recém-doutor

23/12/2013 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Comandante do 14º BPM participou da banca de doutorado do major Tasca

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou da banca examinadora da tese de doutorado do major Jorge Eduardo Tasca, na última quinta-feira (19), no auditório do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Durante aproximadamente 40 minutos o major Tasca apresentou sua tese intitulada: A contribuição da avaliação de desempenho, como um instrumento de apoio à decisão, para a prevenção ao crime baseada no ambiente. O estudo propôs a incorporação na prevenção ao crime baseada no ambiente (físico e humano), com repercussão, também, sobre as vítimas e agressores, dos pressupostos de mais uma área do conhecimento, a avaliação de desempenho, como um instrumento de apoio à decisão.

O professor doutor Leonardo Ensslin presidiu a banca, tendo como orientadora a professora doutora Sandra Rolim Ensslin e o co-orientador professor pós-doutor Fernando Antônio Forcellini. Além do comandante Gonçalves, que é pós-doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, também integraram a banca examinadora: o professor doutor André Andrade Longaray, o professor doutor Sérgio Murilo Petri, o professor doutor Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda, o professor doutor Sandro César Bortoluzzi e a professora doutora Fabricia Silva da Rosa.

Conforme o major Tasca, para a aferição da contribuição científica deste viés da avaliação de desempenho na prevenção ao crime baseada no ambiente, este trabalho valeu-se dos instrumentos metodológicos ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist) e MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista). “Os resultados apurados ao término da pesquisa comprovaram as contribuições científicas dos seis pressupostos da avaliação de desempenho, como um instrumento de apoio à decisão, na prevenção ao crime baseada no ambiente com destaque para a adoção da abordagem construtivista e do processo de gestão”, finaliza Tasca.

O presidente da banca examinadora destacou a importância da participação do tenente-coronel Gonçalves. “Agradeço a presteza e disposição da participação do professor Gonçalves, pois além da relevante formação acadêmica, ele está exercitando a teoria na prática comandando um batalhão, testando e empreendendo projetos e ações com subsídio do conhecimento científico”, destacou o professor Leonardo.

Em conversa com o professor Leonardo, o comandante Gonçalves corroborou com a percepção de Tasca, de que a Polícia, sozinha, não tem o condão para lidar com o problema do crescimento do crime e da violência, demandadas por um cenário atual, cada vez mais complexo, competitivo e exigente.

Segundo o coronel Gonçalves, o amigo e major Tasca é o terceiro policial militar a obter o título de doutor na ativa da corporação, sendo que a formação de uma massa crítica na PMSC, com especialistas, mestres e doutores, está proporcionando uma aproximação, reflexão e ajustes, entre a teoria e a prática, na busca da excelência na consecução de nossa missão. “Podemos vislumbrar uma nova alternativa, proposta nesta pesquisa, investindo na prevenção do crime baseada no ambiente, incorporando os pressupostos da avaliação de desempenho, como instrumento de apoio à decisão”, finaliza Gonçalves.

 

Texto: Soldado Jorge Luís Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão