Policial Militar Defende Tese de Doutorado

28/05/2013 | Compartilhe:

Engenharia e gestão do conhecimento, inteligência e prevenção de acidentes de trânsito

Na manhã da última terça-feira (28), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, prestigiou a Defesa de Tese de Doutorado do coronel Giovani de Paula no Programa de Pôs-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

O título da tese defendida foi Engenharia do Conhecimento e Atividade de Inteligência de Segurança Pública: um modelo de conhecimento aplicável aos processos decisórios para a Prevenção e Segurança no Trânsito. O coronel Gonçalves já participou de várias bancas de especialização, mestrado e qualificação de doutorado, como orientador ou na banca examinadora. “Congratulo o meu amigo, coronel Giovani, por mais esta grande conquista. A Polícia Militar se orgulha de ganhar seu terceiro doutor”, destaca Gonçalves.

O professor Dr. Aires José Rover, orientador do coronel Giovani, destacou a importância da Instituição de buscar a academia para rever seus conceitos e ajustar suas práticas. O co-orientador da tese foi o professor Dr. João Artur de Souza.

O professor Dr. Fernando Galindo, da Universidade de Zaragoza da Espanha, participou da banca por videoconferência.

Além do professor espanhol, a banca foi composta pelo professor Dr. Orides Mezaroba, pela professora Dra. Gertrudes Dandolini, pela professora Dra. Edis Mafra Lapolli e pelo professor Dr. Rogério Santos da Costa. A arquitetura da modelagem proposta pelo coronel Giovani está representada na seguinte figura:

O comandante Gonçalves é pós-doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador da área de pesquisa em Inteligência de Segurança Pública da PMSC. As participações em cursos de especialização e capacitações são constantemente incentivadas pelo comandante Gonçalves. “Acreditamos que a educação é um processo que ocorre ao longo de toda vida e a busca continuada pelo conhecimento e sua aplicabilidade, é essencial para que nosso olhar sobre a realidade tenha por base o empreendedorismo e a inovação para otimizar os resultados e minimizar as limitações que os novos tempos nos impõem. Assim, estaremos preparados para lidar com um mundo em constante transformação e aproveitar as oportunidades para fazer a diferença à segurança das pessoas”, destaca Gonçalves.

 

Texto: Soldado Jorge Luís Sedrez Mendes

Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++