Policial do 14º BPM faz palestra sobre prevenção para idosos

04/12/2012 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Conversa Interativa:

Aproximadamente 50 idosos, do Grupo Hiperdia, participaram de uma palestra sobre prevenção e saúde integral, realizada na sexta-feira (23) pelo 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

A palestra foi realizada no Posto de Saúde Ricardo Roeder, no bairro Rio Cerro II, em Jaraguá do Sul, pelo soldado Valci Francisco da Rosa. De acordo com Valci, foi aplicado a “Dinâmica da Rosa”, criação e objeto de estudo realizado por ele, sendo que “tal dinâmica leva a reflexão sobre a importância da família para o ser humano, em qualquer idade, com foco voltado para saúde integral dos idosos, proporcionando interação e troca de idéias, na qual, a família é o foco precípuo como fator de saúde integral também aos idosos”.

O pedido da visita partiu da coordenadora de Estratégia Saúde da Família (ESF), enfermeira Aline Beerbaum Sklar, do posto de saúde. Segundo Aline, o ESF vem seguindo a orientação do Ministério da Saúde, onde a saúde da família melhora a qualidade dos serviços de saúde, neste aspecto se constituem os grupos de Saúde realizados na ESF. Um exemplo destes grupos é o Hiperdia, grupo este constituído por usuários do serviço de saúde portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Segundo Aline, o encontro do grupo Hiperdia contemplou a saúde do indivíduo de uma forma introspectiva, a abordagem diferenciada do palestrante convidado permitiu que tanto os usuários quanto os profissionais do serviço de saúde refletissem sobre como os hábitos bons e ruins de vida implicam na saúde, no âmbito físico e psicológico, “o palestrante trouxe para discussão temas como saúde, espiritualidade, felicidade, respeito, amor e força de vontade. Além do dom da palavra, e do uso de dinâmicas diversas que permitiram a interação dos participantes, o policial possibilitou a reflexão de que o próprio indivíduo é responsável pela busca de seu bem estar e que o profissional da saúde tem responsabilidade pelo indivíduo”.

Para o comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, palestras como esta mostram que a corporação investe de forma significativa na preparação técnico-profissional e que também está apta para interagir, inovar, ajudar e servir toda a comunidade nos mais diversos temas e assuntos ligados ao bem estar e segurança social.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão