Polícia Militar realiza formatura do Proerd Pais em Jaraguá do Sul

05/04/2014 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Família e Polícia Unidos

Na noite da última quarta-feira (4), o 14º Batalhão de Polícia Milita (BPM) realizou a formatura do Proerd Pais, em Jaraguá do Sul.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, presidiu a solenidade de formatura do Proerd, que formou mais 16 pais, num total de 410. O evento foi conduzido pelo mentor do Proerd, cabo Luiz Carlos Massaneiro, que deu as boas-vindas e parabenizou todos os pais, afirmando que “esta é uma noite muito especial, importante e significativa para todos os policiais militares, em especial aos policiais do Proerd, autoridades civis, filhos e representantes dos CONSEGs, que apoiam e ajudam a desenvolver o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência: PROERD”.

Além do comandante Gonçalves, prestigiaram o evento o coordenador do Proerd no 14º BPM, tenente Antônio Benda da Rocha, o vice-presidente de segurança da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Décio Bogo, a presidente da Associação dos Conselhos de Segurança do Baixo Vale do Itapocu (Aconseg), Karin Krause, a presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Rio Molha e Vila Nova, Sueli Mader, demais autoridades, policiais, formandos, familiares e comunidade.

O conteúdo curricular do Proerd Pais consiste de cinco lições que têm como objetivo fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência e aptidões de como orientar os filhos. Durante as lições, os pais aprendem métodos para criar um ambiente positivo que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de seus filhos. Além do Proerd Pais, existe o curso do Proerd, voltados para o quinto e sétimo ano, e Proerd Kids, que são aplicados diretamente nas escolas.

Este programa está presente hoje em 43 países, com um sucesso absoluto no Brasil, pois, todos os estados da federação possuem o referido programa com a mesma temática e abordagem pedagógica.   Em Santa Catarina, o Proerd teve início em 1998 na cidade de Lages, sendo que desde o início até o final de 2013, já foram formadas mais de um milhão de crianças. E, na jurisdição do 14º BPM, um total de 60.280 crianças foram contempladas pelo programa, desde 1999.

A senhora Bianca Mary Cidade Denk foi a oradora da turma, fazendo o uso da palavra na solenidade. “Os encontros foram maravilhosos, aprendemos, contribuímos, trocamos informações, discutimos, nos unimos, mas acima de tudo, entendemos que se quisermos um futuro melhor para nossos filhos, precisamos ser pais atuantes e presente na vida deles”, discursou Bianca.

O comandante Gonçalves explica que o Proerd, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida e que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e, principalmente, segura. “A educação é um processo que ocorre ao longo de toda a vida, por isso, agradeço a participação dos pais neste programa, pois, desta forma, poderão incentivar e apoiar, ainda mais, seus filhos a participarem do Proerd em suas escolas. Este foi um momento dos pais conhecerem um pouco mais o Proerd e a Polícia Militar, afinal, é preciso conhecer, para confiar. Parabéns aos pais, que serão espelho para seus filhos, mostrando que família, escola e Estado (representado aqui pela Polícia Militar), estão unidos na busca por um futuro melhor para nossos filhos”, afirma Gonçalves.

Lista dos formados:

Andréia Aparecida Oliari Zimmermann

Bianca Mary Cidade Denk

Durval Zimmermann

Edilson Liesenberg

Elvira Soberanski

Fabiana Liesenberg

Irineu Pawlak

Isolete Vegini David

Laercio Assis David

Maria Nilza Xavier Farias

Micheli Alexandre da Silva Porto

Paulo César Eisele

Rafael Cordeiro Martins

Sandréia Raquel Meyer

Sídnei Mateus de Souza

Solange de Souza de Paula

 

Texto: Sd orge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão